Indíce

Roteiro de 10 dias pela Escócia de carro

Roteiro pela Escócia de carro em 10 dias

Em junho, tiramos 10 dia e férias para conhecer a Escócia de carro.

Foi uma das viagens mais incríveis que fizemos pela beleza do país e hospitalidade do seu povo. Voltaremos com certeza!

Veja abaixo o mapa com o roteiro que fizemos ao longo de 10 dias por todo o país.

A Escócia está dividida entre “low lands” ou terras baixas, e “high lands” ou terras altas como mostra o mapa abaixo.

Scottish_Highlands_and_Lowlands

A capital, Edimburgo, está localizada na parte das terras baixas, e Inverness, ou Isle of Skye, na parte das terras altas.

Dias 1,2,3: Edimburgo

edimburgo

A capital da escócia tem opções para todos os gostos. Desde para quem prefere fazer turismo gastronônimo, cultural até de aventura. Nós ficamos com a primeira e segunda opções 🙂

Atrações em Edimburgo

  • The Scotch Whisky Experience: para quem quer conhecer mais sobre a história do Whisky, essa é uma parada imprescindível! Você faz um tour pela história da bebida típica escocesa, passando pelos ingredientes, fabricação, entendendo a diferença dos tipos de barris para armazenamento e a influência da madeira no aroma e sabor do Whisky. Muito interessante!
  • Tour Harry Potter: se você é fã do HP, não deixe de fazer esse tour. Você descobre locais importantes na vida da autora, como onde ela começou o primeiro livro e onde terminou o sétimo, o cemitério que inspirou o nome dos personagens, o beco Diagonal etc. (Farei breve um post sobre esse tour aqui no blog).
  • Castelo de Edimburgo: essa é a atração mais visitada da cidade. As primeiras fortificações no local datam o séc. XII. Ele é simplesmente impressionante. Chegue cedo e compre seu ingresso online para evitar filas – e calcule algumas horas (ficamos 4h) lá dentro.
  • Parque na base do castelo de Edimburgo: esse é um parque público que fica aos pés do castelo. Para os corredores, fica a dica! Esse parque é super tranquilo e arborizado, nem parece estar no meio do centro da cidade. É tipo o Central Park de NY. Perfeito para relaxar.
  • Arthur´s Seat: uma formação rochosa de um vulcão extinto, ótimo lugar para apreciar o por do sol na cidade.
  • National Museum of Scotland (Museu nacional da Escócia): entrada gratuita, e onde está a famos ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo. Vale muito a visita! Reserve pelo menos umas 4h lá dentro.
  • Scottisch National Gallery (Galeria nacional da Escócia): uma bela galeria que abriga obras de grandes pintores escoceses. Vale a pena conhecer.
  • Monumento Scott: é o maior monumento do mundo dedicado à um escritor, com 61 metros de altura. É possível subir 287 degraus e avistar a cidade de cima por 5 libras.

Onde ficar em Edimburgo?

Ficamos no Hotel Duthus Lodge Guest House, pertinho do centro, familiar, com café da manhã e estacionamento incluso. Gostamos muito. O hotel em si era puro charme!

Dia 4: Glasgow

glasgow

Glasgow foi uma surpresa muito positiva nessa viagem! Não esperávamos encontrar uma cidade tão bonita! A cidade mais populosa da Escócia, é a quinta mais visitada do Reino Unido. Ela é famosa pelos seus enormes grafites, feitos por diversos artistas talentosos. Veja nesse site os principais deles e onde encontrar suas obras.

Onde ficar em Glasgow?

Ficamos no Point A Hotel, uma rede de hotéis que conheci durante nossa última viagem à Londres. Gostei muito do conceito deles e resolvemos nos hospedar lá novamente.

Dia 5: Castelo Kelburn, Luss, Loch Lomond, Oban

Kelburn

Poucos dias antes da viagem começar fiquei sabendo do Castelo de Kelburn, a 50 minutos de carro de Glasgow. Quando vi uma foto do castelo pensei na hora “preciso colocá-lo no roteiro!”. Mesmo saindo um pouco fora da rota, decidimos passar uma manhã no local. O castelo está localizado em um parque onde é possível fazer caminhadas, pic-nics e aproveitar o contato com a natureza. É necessário pagar uma taxa de 7 libras para entrar no local. Todos os anos, em julho, há uma grande festa no local com shows. #ficaadica

O castelo foi pintado pelos famosos grafiteiros brasileiros “Os Gêmeos” em 2007. Por muitos anos foi alvo de controvérsias, pois cria discussões de como lidar com prédios históricos. Inicialmente, a arte era de caráter provisório, para anteceder o restauro do castelo. A fama do grafite foi tanta, que os donos do castelo entraram com um pedido para mantê-lo com o colorido da arte até hoje.

Seguimos viagem para o nosso destino final em Oban, na costa oeste da Escócia. Fizemos duas paradas no caminho, uma em Luss, uma cidade cenográfica pequena mas muito charmosa, e em Loch Lomond, o maior lago do Reino Unido, com 36km de extensão e 8km de largura (em sua parte mais extensa).

Oban

Pernoitamos em Oban, que foi outra surpresa. A destilaria da cidade, é a sétima mais antiga do mundo, de 1794, surgiu antes da cidade receber o mesmo nome! Em Oban, tivemos o por do sol mais bonito de toda a viagem, fizemos amizades com moradores locais interessados pelas filmagens do nosso drone e passeamos pelo porto da cidade. Pena que ficamos pouco tempo. Oban merece 2 dias no seu roteiro.

Onde ficar em Oban?

Em Oban ficamos no Hotel Blair Villa South, familiar, com poucos quartos e café da manhã incluso. O hotel tinha uma vista espetacular da cidade e era possível ir a pé até o centro. Gostamos muito!

Dia 6: Fort William, Viaduto Glennfinnan, Arisaig

glenfinnan

De Oban, seguimos para o destino do próximo hotel, em Arisaig. No caminho paramos em Fort William para um café e para nos informar sobre os horários que o trem passa pelo viaduto de Glenfinnan, conhecido através do filme do Harry Potter (alô fãs!).

Atenção! O trem passa apenas 3 vezes por dia no viaduto! Anote aí: entre 10:45-11h, entre às 15-15:30 e entre às 19:45-20h.

Essa informação é primordial para planejar a sua viagem e conseguir ver o trem na hora certa. Planeje chegar pelo menos meia hora antes do horário para você conseguir uma vaga no estacionamento local e caminhar até o melhor ponto. Se você tiver um drone, terá que ligar para o número que tem na placa no centro do turista em Glenfinnan e pedir autorização. A taxa para usar o drone no local é de 10 libras.

A noite chegamos em Arisaig, uma cidade super pequena na beira do mar. Nessa região da costa oeste, não há cidades grandes para se hospedar. A maioria são vilarejos com menos de 1000 habitantes.

Onde ficar em Arisaig?

Nos hospedamos no Arisaig Hotel, pequeno mas com o conforto necessário para uma noite. Arisaig é uma cidade com 500 habitantes. Não espere muita coisa de lá.

Dia 7 e dia 8: Isle of Skye

skye

Saimos cedo de Arisaig até Mallaig, onde sai o Ferry para a Ilha de Skye. Atenção! O ferry deve ser reservado com antecedência. Veja na foto abaixo os horários do ferry saindo de Mallaig (4ª coluna). Se o tempo estiver ruim, algumas partidas podem ser canceladas, como foi em nosso caso. No dia em que planejávamos ir para Skye ventou muito e cancelaram quase todos os translados. Resumo da história: fomos até o ferry tentar uma vaga na sorte e fomos o último carro a entrar. O próximo ferry só sairia dali 5 horas depois. (Há a opção de ir a Skye pela ponte, mas demora mais).

Valores: ferry para um carro e 2 pessoas: 15,95 libras.

Reserve seu ticket de Mallaig to Armadale no site oficial do ferry.

ferry skye

Atrações em Isle of Skye

Veja abaixo o mapa com as principais atrações da Ilha.

  • Talisker Destillery: a única destilaria da ilha
  • Dunvegan Castle
  • Neist Point Lighthouse
  • Portree
  • Old Man of Storr
  • Kilt Rock
  • Quairang
  • Duntulm Castle
  • The Fairy Glen

Skye é famosa por sua natureza e montanhas. Há inúmeras trilhas espalhadas pela ilha. Fizemos uma para chegar na formação rochosa de Old Man of Storr, onde pegamos MUITO vento e outra em Quairang, que gostamos muito. Por isso, não esqueça de roupas confortáveis e um sapato para trilha a prova d´água.

Onde ficar em Skye?

Em Skye nos hospedamos no Skywalkers Hostel, eleito o melhor albergue do país. O objetivo era ter ficado em um hotel na cidade de Portree, mais ou menos no centro da ilha e com várias opções de restaurantes e mercados (diferentemente da região do albergue que ficamos), mas na época todos os hotéis de lá estavam lotados. Dica: reserve o seu hotel em Skye o quanto antes!

Dia 9: Loch Ness, Eilean Donan Castle, Urquhart Castle

iverness

Saindo da Ilha de Skye, passe pelo castelo Eilean Donan, que é caminho para o Lago Ness. Esse castelo foi o que mais gostamos de toda a viagem. Ele ainda está preservado e é possível entrar em seus cômodos com um audio guia (com opção em português) explicando a história do castelo. Foi muito explicativo e interessante. Vale a visita!

E se tem uma coisa que todo mundo conhece a Escócia é pelo Whisky e pelo monstro do lago Ness. E é claro que não podíamos deixar de ir em busca dele. Fizemos um passeio de barco no lago Ness para ver se encontrávamos o monstro, mas não tivemos sorte (ou azar?). O barco contava até com um sonar que mostrava qualquer movimento ou objeto no fundo do lago. O passeio parava no castelo de Urquhart, que hoje conta apenas com ruínas. O interessante é imaginar a história que aquele local guarda.

Onde ficar na região do lago Ness?

Na região do Lago Ness ficamos no Hotel Morlea Bed and Breakfast  na cidade de Drumnadrochit. O hotel é familiar e fica perto do museu do monstro do lago Ness. O café da manhã era incluso no valor da diária e havia estacionamento gratuito em frente ao hotel.

Dia 10: Inverness

inverness

Inverness foi outra surpresa durante a viagem. Considerada a capital das Terras Altas, o nome da cidade em gaélico escocês significa “boca do rio Ness”. Em 2018, contava com uma população de quase 70 mil pessoas, possui a melhor qualidade de vida de toda a Escócia.

Lá, conhecemos o castelo da cidade, o Victorian Market, (um pequeno mercado com lojas de souvenir, cafés e restaurantes), tivemos um por do sol incrível e passamos pela imponente prefeitura (foto acima). Reserve pelo menos 2 dias lá em seu roteiro.

Onde ficar em Inverness?

Voltamos para o Hotel Duthus Lodge Guest House para a nossa última noite em Edimburgo. Mas é possível dormir em Inverness e voltar de carro direto para o aeroporto de Edimburgo para o voo de retorno.

Dia 11: Retorno

No último dia compramos as últimas lembranças em Edimburgo e pegamos o voo meio dia de volta para a Alemanha.

Espero que esse post te ajude a organizar seu roteiro por esse belo país, a Escócia! Boa viagem!

2 Comentários

  • Lindas fotos um dia também quero conhecer Escócia.
    Parabéns pelo artigo.

  • cami

    Adorei o post, um dia vou conhecer a Escócia! Ah, quero saber mais sobre o tour do HP!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospedagem

No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Seguro de Viagem

Com a Seguros Promo, é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação.

Passagens aéreas

Tenha acesso aos melhores preços e tarifas de passagens aéreas no site da Passagens Promo com até 35% de desconto.

Aluguel de carro

Alugue um veículo com a RentCars para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Ingressos

Evite filas! Garanta já o seu ingresso para atrações turísticas, museus e passeios durante sua viagem.

Compartilhe esse post:
Já pensou em vir morar na Europa?

Tire esse sonho do papel! Confira nossa lojinha, e adquira produtos que irão ajudar você a se mudar para a Europa.

Assine nossa newsletter

Receba novidades sobre nossos posts!

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada