Esse é o post continuação do Post de Paris em 3 dias.
Nele eu te conto o que fizemos em nosso terceiro dia na cidade da Luz: um super tour gastronômico e passeio em alguns pontos turísticos da cidade.
Tour gastronômico em Paris
Nossas experiências gastronômicas em Paris não pararam no curso de macaron, não!! No dia seguinte fizemos um Tour gastronômico com a escola Cook´n with Class onde fomos convidados a fazer o tour “eat like a Parisian“, onde fomos em várias lojinhas de Montmartre comprar nossos ingredientes para prepararmos um almoço em grupo depois. Estávamos em 6 pessoas mais a guia. Americana, Karen, que mora há quase 20 anos em Paris!
A primeira loja que entramos foi a Avec Ceux Ci, onde um casal prepara os pratos frescos todos os dias à seus clientes e são super simpáticos.
Era muito legal sair na loja de queijos, entrar na de baguette, ver as cozinhas por dentro, entrar na peixaria, na frutaria, na loja de doces finos maravilhosos… Enfim, foi uma experiência gastronômica intensa e de grande valia! E o melhor é que algumas lojas nos davam coisas para provar e os próprios donos conversavam com a gente e contavam a historia de suas lojas.
A loja em que compramos nossos baguettes, a Delmontel, ganhou de melhor baguette de 2007 e a guia nos contou que durante aquele anos eles eram os fornecedores do presidente Frances! Consequentemente a marca fica nacionalmente famosa. Além desse prêmio, eles ficaram em 2ºlugar em 2016 como melhor pao orgânico de Paris. Eu não sou muito de baguette, mas lá eu comi o melhor da minha vida! Tinha textura, crocância, leveza e era fresco. Aprendemos tb que um baguette só fica bom até 6h depois de sair do forno.
De lá fomos comprar presunto na loja premiada com o melhor presunto de Paris! A Boucherie Nouvelle . Super atendimento!
Da loja de presunto fomos em busca do melhor peixe da região! Fomos na Poissonnerie du dome comprar um tipo um patê de peixe com batata para acompanhar a salada.
Da peixaria fomos para a frutaria Les Halles Damrémont comprar alface, pepino e uvas. Outra coisa que a guia comentou é que em Paris se você é cliente de uma frutaria, por exemplo, você só compra lá. Se o dono da loja que você sempre vai te ve comprando em outro lugar, você vai ouvir o que não quer… rsrsrs Fidelidade desde sempre hem! E foi o que percebemos mesmo ao entrar nas lojas, os clientes entravam dando bom dia aos vendedores mencionando seus nomes, perguntando como vai a família… Aqui eles desenvolvem um laço mais próximo nessas lojas mais locais.
E a melhor parte do tour se deu início! A busca da sobremesa!! Foi difícil escolher! Olhem quantas belezas nos deparamos! Essas na loja Delmontel (a do baguette).
A loja que escolhemos comprar nossa sobremesa foi a La Goutte d´Or onde compramos, sem brincadeira os melhores doces que já comi na vida. Nossa escolha foi um bolo de limão com suspiro em cima e por cima ainda notas de ouro e coco ralado. Era de comer ajoelhado! Eu acho que levei uns 10 minutos para comer meu pedaço apreciando cada garfada. Eu não sou muito de doce, mas quando como e gosto, recomendo pra todo mundo.
A gente claro que voltou depois do tour para experimentar outras coisas da loja. Lá eles vendem também “nutella” gourmet, claro que não é nutella, mas são cremes de avelã feito por eles que é dos deuses! Não deixe de ir lá em sua visita à Paris!
E por fim fomos em busca do nosso queijo! Sim, os franceses comem queijo depois da sobremesa! Dizem que ajuda na digestão. Compramos uns 5 tipos diferentes de queijos que eram uma delícia. Na hora de experimenta-los a guia comentou sobre a história e o processo de fabricação de cada um deles.
Et voilá! Os ingredientes de nosso almoço estavam comprados!
Seguimos para a escola da Cook´n with Class para preparar tudo e tivemos um almoço recheado de história e boas risadas! Foi outra experiência incrível que nunca vamos esquecer. Se você quiser reservar um curso com eles, não esqueça de usar o código VIAGEM102018 para um desconto de 10%! 🙂
Continuando nosso roteiro, depois do curso, visitamos algumas atraçoes turísticas em Paris.
Arco do Triunfo
Aproveite o por do sol para subir no arco. A vista de lá é belíssima com direito a foto para a Torre Eiffel. Fomos convidados pelo centro de monumentos nacionais para subir no arco.
Fizemos a subida pelas escadas que era um caracol fantástico. Projeto pernão em ação! rsrs
Infelizmente pegamos muita neblina, mas mesmo assim a vista era de tirar o folego!
Champs Elysees
Saindo do arco você pode dar uma passadinha na rua mais cara-famosa-chique de Paris!
Marcas como Louis Vuitton, Chanel, Gucci, Dior, Balenciaga estão lá. Pena que quando fomos as lojas estavam fechando… hehe
Uma das transversais com a Champs é a Avenue Montaigne com essa iluminação natalina linda. É nessa avenida que fica o famoso Hotel Plaza Athenee onde a diária custa em torno de 1000 € e é o hotel queridinho de muitas blogueiras brasileiras como a Camila Coelho.
Cafe Laduree
Claro que não ia ficar de fora depois de um curso de macaron, ne? Tínhamos que comparar sabores! rsrs
Só o local já é um charme! Tivemos que ficar na fila uns 10minutos para conseguir mesa. Se você quiser comprar pra levar pode ir direto no balcão.
Uma dica é olhar no balcão antes o que te agrada e tirar uma foto para mostrar para a garçonete na hora de fazer o pedido. Eu confiei no cardápio e me danei. Meu marido fez o esquema da foto e pegou uma sobremesa mil vezes melhor que a minha! Vivendo e aprendendo, ne?
Notre Dame
Depois da Sacre Coeur, a minha preferida em Paris. Sempre me lembra do filme do Quasímodo quando a vejo! Essa catedral é uma das mais antigas na França em estilo gótico. Para subir você deve entrar pela lateral dela (normalmente tem fila). Seus vitrais vistos do interior são lindos, por isso não deixe de entrar na catedral! A entrada é gratuita.
Centro Pompidou
É um complexo que recebeu o nome a partir de um presidente da França que “construiu” a edificação que vemos hoje. O prédio tem uma arquitetura bem peculiar, sendo um dos principais exemplos de arquitetura “high tech”, uma tendência dos anos 70 e continua inspirando até hoje.
Dentro desse centro, você encontra uma biblioteca pública, o museu nacional de arte moderna e um centro para música e pesquisas acústicas. Legal, não?
Espero que tenham gostado de meu roteiro.
Paris vale muito a visita! Em 3 dias você o principal mas meio correndo. O ideal é ficar no mínimo 1 semana para ver tudo com calma.
1 Comentário
Muito bom o post! Doida para voltar a Paris