Bonjour!
Hoje o post é sobre nossa última viagem à Paris. Fui pra lá participar do 4ºEEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros), que foi in-crí-vel e será tema do próximo post!
Nosso roteiro de 3 dias combinou os passeios obrigatórios com outros que provavelmente ainda não estão nos guias de turismo de Paris.
Nesse post colocarei o roteiro do dia 1 e 2 e na parte 2 escreverei sobre o dia 3 e 4.
Nos hospedamos no hotel France Albion, super bem localizado, com estação de metro a 2 min andando, e com um café da manhã top no porão do hotel. Um charme! Como comentei que estávamos de mini lua de mel, nos receberam com uma champagne!! ❤
Dia 1:
Curso de Macaron! ❤
Fomos convidados pela escola Le Foodist para fazer um Curso de Macarons em Paris com eles e foi uma das experiencias mais legais que tive na vida!! Fazer um curso de culinária “na fonte” é uma aventura! Nunca tinha tentado fazer macarons por “medo” de errar a receita pois todos falam que é super difícil, mas nada melhor do que tentar pela primeira vez em Paris com um professor especializado em patisserie! O curso é para grupos pequenos, estávamos em 5, com o intuito que cada um possa colocar a mão na massa mesmo.
O curso de macaron foi dividido em algumas etapas. Nós recebemos uma receita a seguir e o professor, que no dia era o Hugo e ele tirava nossa dúvidas sempre paciente.
Misturamos os ingredientes para o recheio, depois os colocamos no freezer para gelar mais rápido (o ideal é deixar 1 dia na geladeira). Depois fomos para a massa. Cada um escolheu a cor do seu macaron, escolhemos marrom para o de chocolate, verde para o de limão e rosa para o de baunilha.
Colocamos a massa nas bisnagas e seguimos as instruções do professor para montar as casquinhas. Fizemos o mesmo com o recheio. O professor mostrou 1 vez e repetimos. A realidade é que existem alguns pontos críticos detalhes para acertar a receita. Como a mistura do merengue com a massa de amêndoas, o movimento correto de vai e vem na hora de mexer a massa, como tirar as bolhas que formam na mistura e a hora certa de parar de mexer. Errando um desses pontos você perde a consistência ideal e o merengue volta a ficar líquido. Esses detalhes não podem ser transmitidos através de uma receita na internet. Por isso a importância de fazer um curso com um profissional experiente na área.
Estou ansiosa para tentar em casa e ver se vai dar certo de novo 🙂
O plástico com os círculos usado nas formas você pode encontrar no Amazon aqui.
Depois de colocar as casquinhas no forno, recheamos e fomos para a melhor parte! Degustação! Acompanhado dos macarons, café e chá e uma conversa descontraída com o professor e os outros participantes para decidir a melhor receita! (O de limão ganhou). Foi uma manhã muito agradável que nos rendeu momentos que ficarão pra sempre na memória!
Mesmo você indo para Paris pela primeira vez, eu recomendo um curso de culinária francesa para que quando você volte para casa, você não tenha “apenas” na memória como a torre Eiffel é linda, mas que Paris é muito mais do que ela. E voltar para casa com uma caixa de macarons feitos por você mesmo é uma delícia! E um detalhe, cada macaron na Laduree custa em torno de 3€! Levamos pra casa em torno de 25 macarons por pessoa, o que já quase paga o valor do curso! #top
Outra coisa é que não me arrependo em não ter tentado fazer macaron antes em casa pois acho que teria me frustado, eu normalmente não tenho a maior paciência para cozinhar, então se não tivesse alguém ali me ajudando, teria feito na pressa e teria dado errado. Existem várias receitas online, mas acho que um curso desse vale a pena para você “pegar a manha” e acertar desde a primeira tentativa.
A escola que oferece esse curso (e outros de culinária) é a Le Foodist, contact@lefoodist.com
Na próxima vez faremos o curso de croissant com eles 🙂 nhami!
Bairro Montmartre
Do curso de macarons fomos passear num dos melhores bairros de Paris, Montmartre! Dessa vez conheci muitos lugares que não tínhamos ido da última vez! São cafés super charmosos, casinhas fofas, lojinhas alternativas. Vale a pena passar uma manhã se perdendo nas ruas de lá pra conhecer o bairro!
Não deixe de passar na praça dos artistas. Se quiser fazer uma caricatura ou retrato seu, lá é o lugar! Mas prepare o bolso pois o que as obras tem de lindas, elas tem de salgadas…
Sácre Coeur
A basílica do sagrado coração, ou Sacré-Cœur em francês, é pra mim a mais bonita de Paris e símbolo de Montmartre! A entrada é gratuita e dependendo quando você for, precisa esperar na fila pra entrar (principalmente aos domingos quando tem missa). Tivemos um dia abençoado com esse céu azulzão! Voltei lá 2 dias depois e estava tudo cinza! A basílica foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca. No verão suas escadarias contam com vários artistas e jovens curtindo a vida.
Tome cuidado com os golpistas! Havia muita gente pedindo para assinarmos um papel, ou querendo colocar uma pulseira no seu braço e te cobrar super caro por isso!
Dia 2:
Tour Montparnasse
Confesso que não sabia que dava pra subir nessa torre até essa viagem! A vista de lá é maravilhosa! Em 38 segundos você sobe 56 andares e tem uma visão 360° de Paris!! Mais no topo tem uma área a céu aberto com um barzinho. Uma delícia!
Torre Eiffel
Despensa muitos comentários ne? Pra quem não sabe, a torre, ícone mundial da França, é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo! Ela foi construída para como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889, celebrando assim o centenário da revolução francesa em 1789. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Universal de 1889 expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente. A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos até ser destronada em 1930 pelo Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros de altura.
Não esqueça de comprar seu ticket online antes para evitar filas. Vacilamos e quando chegamos lá tinha uma fila quilométrica o que nos impossibilitou subir pois tínhamos entradas para as 14h para o Louvre…
Museu do Louvre
Um dos maiores e mais famosos do mundo, contém obras como Mona Lisa, Venus de Milo, Vitória de Samotrácea e inúmeras obras primas de artistas como Goya, Rembrant e Michelangelo. Se você gosta de arte não deixe de visitá-lo!
Fomos convidados pelo Paris City Vision para visitar o museu com audio guide.
O audio guide era essa canetinha que quando você a passava pelas imagens que ia passando, você ouvia a explicação sobre a obra com dados sobre o pintor e detalhes da pintura/escultura. Pra quem gosta de visitar um museu no seu tempo, uma ótima opção.
Galerie Lafayette
Pra fechar o dia, não deixe de passar na Galeria Lafayette que fica aberta diariamente até as 20:30h (menos domingo que fica até as 19h). Essa galeria é tipo um shopping com várias marcas de perfume, maquiagem, malas, roupas, e restaurantes. No último andar tem um deck com um barzinho super charmoso e ainda com uma super vista da torre Eiffel.
Espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida poste aqui um comentário 🙂
bisous