É claro, que mesmo sendo um ano com menos viagens, eu não podia deixar de escrever um post com uma retrospectiva de 2020. Assim como os anos de 2016, 2017, 2018, 2019, esse post é sobre a restrospectiva do ano de 2020 para o Viagem Jovem.
Começamos 2020 com muitos planos. Em poucas semanas nos deparamos com um vírus que dominava as notícias dia e noite e vimos nossos planos indo para a direção oposta. Vimos restaurantes e o comércio fecharem, familiares e conhecidos adoecendo, home office, aprendemos a fazer ginástica na sala de casa, a comemorar datas importante através do computador.
2020 foi o ano de muitas mudanças e aprendizados.
Aqui no blog não foi diferente. Todo começo de ano eu planejo as principais viagens do ano. Para 2020 eu havia uma viagem com a minha irmã pela Escandinávia onde iríamos passear pela Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega juntas por 2 semanas. Foram meses de planejamento até sua passagem ser cancelada. Cancelamos tudo e nossa viagem sonhada foi adiada sem data marcada.
Em 2020 também tinhamos planejado passar o natal e ano novo no Brasil. Com várias pessoas em grupo de risco em minha família, decidimos cancelar os planos de ir para o Brasil. A única viagem de avião em 2020 foi em fevereiro para Londres onde encontrei 2 amigas. Desde então, não pisei em um aeroporto.
Todo ano no meu aniversário também planejamos uma pequena viagem para alguma cidade que não conhecemos na Europa. Aqui no blog tem alguns posts dos destinos do meu aniversário como Praga, Milão, Koenigsee. Assim como de presente de aniversário para o meu marido, onde já passamos em Dublin, Londres, Amsterdam, esse ano fomos para o norte do estado de Hessen na Alemanha.
Mesmo com poucas viagens, fizemos o melhor que conseguimos de um ano tão incerto e turbulento, por isso te convido a ler a retrospectiva 2020 do Viagem Jovem.
Janeiro
Começamos o ano conhecendo algumas cidades novas como Brauneck, e Idstein, com várias construções no estilo enxaimel. Conhecemos um novo restaurante asiático na cidade e passeamos pela região nos finais de semana. Passamos um dia no outlet de Montabauer para aproveitar as promoções de janeiro e esquiamos no pico mais alto da Alemanha, o Zugspitze, no estado da Baviera.
Fevereiro
A principal viagem do mês foi para Londres, onde reencontrei duas grandes amigas que vieram morar na Europa. Passamos 3 dias desbravando a cidade e tive a chance de conhecer Greenwitch que era algo que estava na lista há um tempo. Foram ótimos dias para matar as saudades de amigas queridas. Inicialmente, tínhamos planejado de nos reencontrarmos todo mês em algum lugar na Europa. Mas como vocês podem imaginar, nossos encontros se resumiram à happy hours com vinho ou chá através da tela do celular. Esperamos compensar as viagens não realizadas do ano passado em 2021!
Março
Em março fui esquiar por uma semana com 16 amigos na Áustria, em Gerlos. Alugamos uma casa que ficava diretamente na pista de esqui e com uma sauna do lado de fora. Nós nos dividimos em grupos de iniciantes, intermediários e avançados. Eu estava no grupo dos intermediários e aproveitamos para fazer 4 dias de aula com um professor holandês. Dividimos todas as tarefas como limpar e cozinhar em equipes e tivemos dias incríveis de sol e muitas risadas.
Abril
Início do lockdowm, incerteza, home office, restaurantes, academias, escolas, comércio fechando. Caos.
Aproveitamos os fins de semanas para fazer passeios de bicicleta nos dias que ficavam mais quentes. Começamos a nos perguntar quanto tempo duraria essa pandemia e quando a vacina ficaria pronta.
Na páscoa tínhamos planejado de ir para a Polônia pela primeira vez, porém cancelamos tudo e ficamos em casa. Descobri em abril que tenho intolerância à trigo. Foi uma descoberta difícil onde tive que repensar toda a forma de como me alimento e a relação de como seria uma vida sem trigo.
Maio
Em maio comemoramos o aniversário do meu marido em Waldeck no norte do estado de Hessen, na Alemanha. Inicialmente, o plano era sair do país, sem sucesso. Andamos de canoa pela primeira vez, conhecemos o castelo Waldeck, um dos mais impressionantes, porém pouco conhecido na Alemanha, além de termos aumentado nosso contato com a natureza através de caminhadas e trilhas.
Junho
Em junho conhecemos as ruínas de Auerbach (do ano 784) e de Alsbach (de 1230) no estado de Hessen. São ruínas perto de onde moro e nunca tínhamos passado por lá. Aproveitamos os finais de semana para conhecer lugares a céu aberto mantendo as regras que a Alemanha vinha adotando para evitar a contaminação do covid.
Julho
Em julho a situação da pandemia melhora na Alemanha. Em pleno verão as pessoas aproveitam para curtir a vida nos lagos, parques, fazendo esporte, visitando amigos. E conosco não foi diferente. Aproveitamos o verão em Munique, pedalamos até alguns lagos e parques.
Reencontrei amigos do intercâmbio em Regensburg onde aproveitamos para passear pela cidade e colocar o papo em dia. Conhecemos o famoso templo de Walhala, erguido em mármore, no início do século XIX, pelo rei Luís I da Baviera, tendo como modelo o Partenon em Atenas. Hoje, o Valhala alberga mais de 130 bustos em mármore de personalidades como Albert Einstein e a heroína da Resistência da Segunda Guerra Mundial, Sophie Scholl.
Agosto
Em agosto compramos um Stand Up Paddle e conhecemos vários lagos na Baviera. Foi uma das melhores decisões que poderiamos ter tomado no verão durante uma pandemia. Fizemos uma pequena viagem de carro pela Áustria e Itália para comemorar meu aniversário de 30 anos. Passamos por Innsbruck até chegarmos no Lago di Garda. Veja o roteiro completo da viagem aqui. Durante essa trip fizemos um curso de culinária italiana em Verona que foi o ponto alto da viagem.
Setembro
Na primeira semana do mês ainda estávamos na Itália onde conhecemos cidades como Riva e o Lago di Tenno – o Lago mais azul turquesa que já vi até hoje. Nesse mês eu fiz uma pequena comemoração em uma cervejaria para alguns amigos (a céu aberto). Não quis que meus 30 anos passassem sem uma confratenização.
Outubro
Em outubro comemoramos uma data especial com nossa primeira viagem de Motor Home. Começamos pela Áustria, Itália, onde dirigimos até Veneza, onde conhecemos as ilhas de Murano e Burano e terminamos conhecendo a região das Dolomitas, uma das mais incríveis que conheci na Itália. Voltaremos com mais tempo com certeza.
A primeira viagem de Motor Home com certeza não será a última. Gostamos muito do conceito em termos liberdade em optar por ficar menos ou mais tempo em determinado lugar e não precisar reservar nada antes. Foi a primeira vez que viajamos apenas sabendo as cidades que passaríamos sem termos feito reserva alguma.
Novembro
Ainda durante nossa viagem de Motor Home, realizei alguns sonhos. Um deles foi conhecer a livraria Aqua Alta em Veneza, outro foi conhecer Veneza com meu marido. Tivemos sorte pois um dia antes de chegarmos a cidade estava alagada Além de Veneza, também conheci Murano, que sempre ouvia falar pelos famosos vidros. Mas a cidade me mais chamou a minha atenção foi Burano, com casinhas coloridas por todo canto. Uma graça!
Dezembro
Que loucura, a retrospectiva 2020 vem chegando ao fim. Como decidimos passar o natal na Alemanha, compramos uma árvore e enfeitamos com nossos enfeites que compramos durante nossas viagens. Passamos o natal na família do meu marido no Ostsee e o ano novo com meu cunhado perto de Stuttgart. Foi um fim de ano tranquilo, com fondue, raclette, reflexões e agradecimentos por estarmos com saúde, assim como nossos familiares e amigos.
Que 2021 venha repleto de notícias boas, um eventual recomeço de viagens, abraços e o mais importante, uma vacina para que tudo volte ao normal o quanto antes. Escrever uma retrospectiva sempre me traz um mix de sentimentos, ainda mais que reelembrar as memórias adquiridas ao longo de um ano nem sempre é fácil. A retrospectiva 2020 me trouxe principalmente o sentimento de gratidão por mesmo em um ano de pandemia, ter experenciado a medida do possível bons momentos. Aprendi a dar valor às pequenas coisas como o valor de um abraço. Dessa maneira, confesso que não vejo a hora de voltar a abraçar as pessoas sem receio quando tudo isso passar.