Ao programar sua viagem às cataratas do Iguaçu, planeje um ou dois dias do lado argentino para ter uma experiência diferente (como experimentar as famosas empanadas, churrasco argentino e comer alfajor), por isso reservar um hotel em Puerto Iguazu pode ser uma boa pedida para estar mais perto das cataratas e conhecer melhor a cultura do país vizinho.
Do aeroporto de Foz à Puerto Iguazu o transfer de taxi custa R$ 120 – com duas paradas, uma na polícia do Brasil para controle e outra parada na polícia da fronteira na Argentina.
O que fazer em Puerto Iguazu?
- Visitar as cataratas e fazer um passeio de Barco
- Conhecer a feirinha local
- Tomar um sorvete nas sorveterias Freddo ou Cremolatti
- Experimentar o churrasco argentino
- Comprar alfajor, doce de leite e mate
Parque das cataratas
A entrada custa 560 Pesos para moradores de países do Mercosul ou 700 pesos para moradores de países não pertencentes ao Mercosul. O estacionamento custa 170 Pesos/diária.
É possível fazer algumas trilhas no parque. A maioria com duração de 1-1:30h. Por isso, vá com um sapato confortável para caminhar bastante. Veja abaixo as trilhas, chamadas de circuitos, destacadas em vermelho e azul.
No parque há várias opções de restaurantes e bares. Mas se preferir, pode levar sua comida e fazer um pic nic por lá. Não esqueça de levar água e protetor solar.
Garganta do Diabo
A queda de água mais famosa do lado argentino se chama Garganta do Diabo, e para chegar lá, é possível pegar um trenzinho (incluso no valor da entrada) que leva até lá.
A catarata é impressionante! O som da água descendo traduz o poder da natureza. Se possível, programe-se para chegar cedo e aproveitar a beleza desse lugar com calma.
Passeio de barco
Fizemos um passeio de barco com a empresa Jungle Iguazu. O passeio Grand Adventure custou 2000 Pesos, que leva 2 horas e inclui um trajeto de ônibus aberto até o local onde sai o barco. Reserve antes para não correr o risco de chegar lá e não haver mais vagas. No dia que fomos, mais de 30 pessoas ficaram sem lugar.
Dica: vá de biquine/sunga por baixo da roupa e leve uma muda de roupa extra e chinelos para se trocar depois. Você recebera uma bolsa para colocar seus pertences para não molharem.
O barco chega bem perto das cataratas, molhando todo mundo. É uma delícia, ainda mais se você for durante o verão. Dá uma boa refrescada!
Depois do passeio você pode fazer uma trilha para conhecer melhor o parque ou voltar para a cidade e conhecer as outras atrações de Puerto Iguazu.
Como ir até as cataratas?
Taxi: 700 Pesos por trecho saindo do centro da cidade.
Onibus: 130 Pesos por trecho com a empresa Rio Urugai. Não esqueça de perguntar o sentido para o motorista para saber se você está indo para o parque ou para o centro da cidade.
Feirinha de Puerto Iguazu
Para quem gosta de feirinha, a da Av. Brasil 530, tem várias lojinhas que vendem azeitona, mate, alfajores, azeite de oliva, vinhos, salames e queijos. Há alguns bares e restaurantes lá para petiscar. Não é nada chique e o local é bem familiar, onde você pode pedir uma tábua de frios e apreciar um vinho argentino antes de voltar para o Hotel.
Onde comer
Para quem gosta de carne, experimente o churrasco argentino em uma das churrascarias da cidade.
Nós fomos no El Quincho del Tio Querido com um ótimo ambiente, musica ao vivo e com a opção de ver sua carne sendo preparada logo na entrada do restaurante.
Onde ficar?
Ficamos no Hotel Saint George, 4 estrelas, bem no centro da cidade. Hotel com piscina e um bom café da manhã com produtos regionais como o Mate.
Os quartos eram espaçosos e limpos:
O que comprar em Puerto Iguazu?
Alfajor, azeitonas, mate, doce de leite e azeite de oliva. Alguns produtos eram mais em conta em supermercados do que na feirinha da cidade.
Espero que nossas dicas te ajudem a montar um roteiro interessante na cidade.
Atrações na região