Olá pessoal, hoje o post é sobre Curitiba já que estou passando minha última semana de férias aqui.
Como a amiga da minha irmã, Fabíola, veio da Alemanha com seu namorado, Ogi, conhecer a cidade, reservamos o sábado pra turistar e conhecer mais a cidade. Fizemos um passeio turístico começando no Jardim Botânico, seguindo para o Mercado público, Centro da cidade, Centro histórico, Bosque do Papa, Museu do Olho Oscar Niemeyer, e terminando no Shopping Mueller. É importante ressaltar que fizemos esse trajeto em ônibus de linha comum, onde cada passagem custa R$2,60. Gastamos em média 15 reais num trajeto que envolveu 5 paradas ( jardim botânico, mercado municipal, centro histórico, Museu Oscar Niemayer/Bosque do papa, e shopping Muller).
O sistema de transporte publico no Curitiba é considerado um dos melhores do Brasil e é bem seguro, num sábado, não tinha muito movimento. Mas poderia ser melhor, como em alguns países da Europa onde existe o bilhete único, que você pode usar ônibus, metro e trem num bilhete único e diário.
Existe em Curitiba a possibilidade de fazer o passeio de ‘Jardineira’ que é um ônibus estilo hop-on/hop-off que custa R$27,00 e dá direito a 4 paradas pela cidade. Mas devido ao pouco tempo que tinhamos decidimos utilizar o transporte coletivo. Primeira parada foi o Jardim Botânico, pegamos um ônibus linha “Centenário” na praça Rui Barbosa que parou lá.
Aqui tem informações sobre o Jardim. O dia estava lindo! Sábado de sol ensolarado!
Vejam as fotos:
Jardim Botânico |
Mercado público |
Catedral |
E fomos almoçar, como dica sugiro que você almoce no mercado publico municipal que uma área para orgânicos, algo bem comum nos EUA e Europa mas no Brasil ainda é raro. Lá tem de tudo, frutas, verduras, bebidas alcóolicas, sucos, comidas em geral. Vale a pena a visita!
Bom, depois de visitar o centro fomos para a parte do centro cívico de Curitiba.
Pegamos o ônibus na Praça Tirandentes, número 265, Marechal Hermes. Parava na frente do museu do olho.
Parada para foto:
Museu “do olho” |
No centro do bosque |
Autoretrato Modigliani |
Fim de tarde no museu |