Índice

Roteiro de 5 dias em Viena, Áustria

Nesse post, compartilho com você o meu roteiro de 5 dias em Viena, a capital da Áutria e espero te convencer a acrescentar a cidade em seu roteiro pela Europa.

Ao mesmo tempo de ser famosa por uma culinária incrível com o famoso Schnitzel e Torta Sacher (que por si só, valem uma visita), Viena também é um destino incrível para amantes de arquitetura e arte.

Mas por onde começar ao planejar uma viagem para lá? Nesse post eu compartilho o meu roteiro completo de 5 dias para que você possa otimizar o seu tempo na cidade para visitar o melhor da cidade.

No mapa abaixo, eu dividi as diferentes categorias pelas seguintes cores:

  • Atrações em azul
  • Cafés em roxo
  • Restaurantes em verde
  • Bares em laranja
  • Hotéis em amarelo
  • e as informações turísticas em rosa 🙂

Aproveite para salvar esse mapa na sua lista de favoritos.

Por fim, vamos para o roteiro!

Dia 1

  • Chegada
  • Check in no hotel
  • Compra do Vienna City Pass ou ticket para usar transporte público
  • Palácio Schönbrunn
  • Museu de Tecnologia
  • Jantar Schnitzel no restaurante Figlmüller

Comece o dia indo logo cedo para o icônico Palácio Schönbrunn que fica um pouco mais afastado do centro da cidade. A estação de metro mais próxima é a Schönbrunn. Você também pode ir com tram de superfície e parar na estação Hietzing. Do centro de Viena, programe pelo menos 40 minutos de viagem. Para facilitar seu deslocamento, sugiro chegar a melhor forma de transporte no google maps a partir da sua localização.

Mesmo durante a pandemia, havia espera de 1 hora para entrar no castelo pois o limite máximo de visitantes foi reduzido. Por isso, chegue cedo e garante seu ingresso com antecedência!

O palácio Schönbrunn é considerado o Palácio de Versalhes da Viena, e é um dos principais monumentos da Áustria. Ele foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da 2ª Guerra Mundial. Nos grandes jardins do palácio está localizado um labirinto público. O bilhete da entrada permite a entrada no labirinto, assim como num conjunto de puzzles exteriores, incluindo um jogo de matemática e uma série de fontes. Outra curiosidade é que se você fosse dormir em todos os aposentos do castelo, levaria nada menos que 4 anos já que o castelo conta com 1441 quartos!

Após a visita ao castelo, vá até o Museu de Tecnologia que fica pertinho dali (15 min caminhando). Esse museu é super interativo e uma programação perfeita para toda a família! Nós passamos quase uma tarde toda por lá, por isso recomendo a visita nele. Nesse museu, há uma sessão de automóveis, instrumentos musicais, tecnologia, robótica, inteligência artificial, física, aviação… Não perca! O ingresso desse museu custa 14 € adulto ou grátis para jovens de até 19 anos. Vejas os valores atuais aqui.

Para fechar o primeiro dia com chave de ouro, experimente um Schnitzel autêntico austríaco. Esse prato consiste em um bife (geralmente de porco) empanado, acompanhado de salada de barata e uma salada ou rabanete. Em alguns restaurantes você pode encontrar Schnizels maiores que o próprio prato. O mais famoso de Viena é o do restaurante Figlmüller (não deixe de reservar com alguns dias de antecedência!).

Schnitzel

Diz a lenda que vários países tentam replicar esse prato, mas ninguém alcança o verdadeiro Schnitzel de Viena.

Se você for celíaco, indico reservar uma mesa no Restaurante Führlich, que oferece Schnitzel e outros pratos sem glúten.

Dia 2

  • Museumsquartier
  • Museu de Arte Moderna (MUMOK)
  • Confeitaria Oberlaa
  • Marienhilferstraße

Após um reforçado café da manhã no seu hotel (nós ficamos em 2 hotéis, nesse e nesse), vá até o Museumsquartier que é um complexo de 90.000 m² com 60 instituições culturais assim como museus.

O Museumsquartier é a oitava maior área cultural existente no mundo, contendo arquitetura barroca e edifícios diversos tais como o MUMOK (edifício cinza da foto abaixo), que se destacam pela sua arquitetura contemporânea desenhada pelos arquitetos Laurids Manfred Ortner

Nós entramos no Museu de Arte Moderna (MUMOK). Seu interior me chamou mais a atenção que suas exposições e se comparado com os outros que visitamos em Viena, esse foi o que menos gostei.

Museu MUMOK

Após sua visita no Museumsquartier, tome um café com um macaron na Confeitaria Oberlaa. Tenho certza que você não irá se arrepender! Não é dos cafés mais baratos mais vale a pena. Impossível não lembrar do curso de macaron que fiz em Paris.

Macarons na confeitaria Oberlaa

Na mesma do café rua fica a rua Marienhilferstraße com várias lojas locais e internacionais caso você queira fazer umas compras.

Mariahilferstraße. Fonte

Para encerrar o dia, se quiser jantar em um lugar com experiência gastronômica, conheça o Restaurante Silvio Nickol (Rua Coburgbastei 4) e me conte depois sua opinião. Não esqueça de reservar antes!

Dia 3

  • Museu Belvedere
  • Naschmarkt
  • Hundertwasserhaus
  • Café Landtmann

Hoje é dia de conhecer quem sabe a obra mais famosa de todos os museus de Vienna, a obra The Kiss do artista Gustav Klimt no Museu Belvedere.

Palácio Belvedere

Esse museu fica no castelo de mesmo nome e vale a pena a visita mesmo se você não entrar no museu pois a vista do jardim para a cidade é espetacular.

Para o almoço, passe no mercado de rua chamado de Naschmarkt que é uma rua com várias barracas de comida de vários lugares do mundo. Mas atenção, ele não abre aos domingos! Apenas de segunda à sábado das 6 às 21h.

Em seguida, pegue a linha 1 do trem de superfície (Straßenbahn) até a estação Hetzgasse ou a linha U4 do metro (Ubahn) na estação Landstraße Wien Mitte para conhecer uma das primeiras construções do famoso arquiteto austríaco Hundertwasser. A construção se chama Hundertwasserhaus. Se você não conhece seu estilo arquitetônico, creio que irá se impressionar com ele. Infelizmente não é possível entrar no prédio, apenas visitá-lo de fora. Mas mesmo assim recomendo a visita pois nunca vi algo parecido e tão colorido antes.

Depois da visita, pegue o metro para chegar em 20 minutos em outro café tradicional de Viena. Para lanche da tarde, indico experimentar outra delícia da culinária austríaca, o Apfelstrudel! Aproveite para pedir um chocolate quente ou Eiskaffee (café com sorvete de baunilha) no café Landtmann. Ele pode ser servido com chantilly ou molho de baunilha.

Apfelstrudel

Dia 4

  • Catedral de Estevão ou Stephansdom
  • Pestsäule
  • Museu Albertina
  • Heldelplatz, Hofburg
  • Biblioteca nacional
  • Kohlmarkt
  • Confeitaria Demel

No quarto dia da viagem o roteiro será na região central de Viena. A primeira parada é na catedral mais famosa da cidade, a Stephansdom que fica localizada na Stephansplatz. Ela é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europe e uma das mais importantes catedrais góticas do mundo. A catedral Estevão ou Stephansdom é uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. A entrada é gratuita. Tivemos a sorte de presenciar uma missa durante nossa visita.

Saindo da catedral, continue na rua Graben até o famoso monumento Pestsäule que foi erguido após a grande pandemia da peste em 1679. Em 1679, Viena sofreu uma das últimas grandes epidemias de peste. Fugindo da cidade, o imperador Leopoldo I jurou erguer uma coluna de misericórdia se a epidemia acabasse. Abaixo da figura da Trindade, é possível ver o imperador Leopoldo ajoelhado, orando para uma escultura de fé.

Pestsäule. Fonte

Em seguida, continue o roteiro seguindo para o Museu Albertina, que fica a 6 minutos de caminhada dali, diretamente na praça Albertinaplatz onde você poderá admirar obras de Monet, Picasso, Degas, entre outros.

Caminhando 10 minutos do Museu Albertina, você chega na praça Heldenplatz que é onde fica o famoso complexo de palácios Hofburg, que é um dos maiores do mundo. A parte mais antiga desse complexo foi construída no séc. XIII e a mais nova data o séc. XX. Até 1918 esse palácio serviu como residência para o Kaiser Habsburger. Hoje, estão ali localizadas a escola espanhola de equitação, um centro de convenções, além de ser o local de trabalho do presidente austríaco.

Praça Heldenplatz e palácio Hofburg. Fonte

Há 7 minutos dali, você chega na Biblioteca Nacional onde poderá conferir a impressionante sala Prunksaal, com mais de 80 metros de comprimento e 20 de altura e nada menos que 200 mil exemplares expostos. Ele abre de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Se preferir conhecer as lojas de luxo de Viena, em apenas 5 minutos caminhando da Biblioteca, conheça aa Kohlmarkt, uma rua com marcas como Louis Vuitton, Dior, Rolex, Chanel

Rua Kohlmarkt com marcas de luxo. Fonte

Para fechar o dia e bem pertinho dessa rua, indico passar em uma das melhores (se não a melhor) e mais antigas confeitarias de Viena, a confeitaria Demel que foi fundada em 1786. Ela era a confeitaria preferida do imperador Franz Joseph e de sua mulher, a imperatriz Elisabeth (conhecida por Sissi). Só de entrar você já se apaixona pelo lugar pelo cheirinho de bolo saindo do forno. Esqueça a dieta e peça o famoso prato típico austríaco conhecido por Kaiserschmarrn. Ele é uma espécia de panqueca desconstruída com molho de frutas vermelhas ou baunilha. Não apenas você pode come no local, mas também existe a opção de levar o doce para casa (fica até mais barato). Do lado de fora da confeitaria você pode ver o prato sendo preparado.

Infelizmente, praticamente não havia opções sem glúten nesse local.

Dia 5

  • Check out
  • Praça Maria-Teresa
  • Museu de História Natural
  • Museu de História da Arte
  • Hotel Sacher

No último dia em Viena aproveite para fazer algum passeio que ficou em aberto em seu roteiro, ou para conhecer algum outro museu da cidade. Uma idéia é conhecer ambos os museus que ficam na praça de Maria-Teresa (Maria-Theresien-Platz). Comece pegando o metro até o Museu de História Natural ou Naturhistorisches Museum Wien (estação Museumsquartier ou Volkstheater). Esse museu é para todas as idades, mas se você estiver com crianças, não pode deixar de fora do seu roteiro. Nele você descobre sobre a história sobre o nosso planeta, desde a pré história com os dinossauros até os dias atuais. Ele abre de quarta a segunda das 9 às 18:30.

Do outro lado da praça Maria Teresa, você encontra em uma construção idêntica, que é o Museu de Belas Artes ou Kunsthistorisches Museum. Seu horário de abertura é das 10 às 18h e nas quintas até as 21h.

No Museu das Belas Artes você encontra o belo quadro da torre de Babel de Pieter Bruegel. A obra do artista holandês, data 1563 e possui uma qualidade nos detalhes nada menos que impressionante.

Torre de Babel de Pieter Bruegel

Caminhe 12 minutos em direção ao Hotel Sacher (na Philharmoniker Str. 4) para encerrar o dia, experimente o bolo mais famoso de Viena, a Torta Sacher no Hotel Sacher! Ela é um bolo de chocolate com recheio de geléia de damasco ou pêssego. Encontrei uma versão da receita em português aqui.

Torta Sacher

Por fim, espero que tenham gostado do meu roteiro. Boa viagem!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem com nossos parceiros

Hospedagem

No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Seguro viagem

Com a Seguros Promo, é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação.

Passagens aéreas

Tenha acesso aos melhores preços e tarifas de passagens aéreas no site da Passagens Promo com até 35% de desconto.

Aluguel de carro

Alugue um veículo com a RentCars para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Ingressos e atrações

Evite filas! Garanta já o seu ingresso para atrações turísticas, museus e passeios durante sua viagem.

Compare preços de passagens de trem, ônibus e avião

Receba 10% de desconto na compra de passagens pela Omio, uma plataforma que compara passagens de ônibus, trem e avião pela Europa. 

Chip internacional

Receba 15% de desconto na compra de chip internacional para viajar com internet. 

Compartilhe esse post:
Já pensou em vir morar na Europa?

Tire esse sonho do papel! Confira nossa lojinha, e adquira produtos que irão ajudar você a se mudar para a Europa.

Assine nossa newsletter

Receba novidades sobre nossos posts!

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada