Indíce

Viagem Jovem comemora 10 anos!

O tempo voou e o Viagem Jovem comemora esses mês 10 anos! Uhuu!!

Acho que nunca contei essa história aqui, mas o blog começou em janeiro de 2011 em uma quarta feira a noite, em uma viagem em família para Miami, onde eu estava entediada e sem ter o que fazer. Viajamos eu, minha tia, minha prima e minha irmã. Ninguém queria sair do hotel e eu estava com o computador no colo pensando em algo para ocupar meu tempo. Foi então que surgiu a ideia. Eu pensei, e se eu criar um blog? Minha irmã gostou da ideia e questionou como iria chamá-lo. Que boa pergunta… Queria a palavra “viagem” no nome. Minha irmã sugeriu: que tal “Viaje com elas?” “Viagens das irmãs?” “Viaje conosco?” “Viaje sempre?” Mas nenhum nome nos agradava.
Eis que surge, “Viagem Jovem” como sugestão. Eu, na época com 20 anos e minha irmã com 23, gostamos e criamos no blogspot o blog viagemjovem.blogspot.com (no início a ideia era ser um blog compartilhado com as nossas viagens tendo eu e ela como autoras).

E assim passaram-se os anos, onde fui aprendendo a escrever melhor, a tirar melhores fotos, a pesquisar e a estudar mais antes de cada viagem.
Hoje, 44 países depois, planejo minhas viagens sozinha e adoro compartilhar com vocês os lugares que conheço.  E a vontade de viajar só aumenta 😅

Lá em 2011, eu com os meus 20 anos não tinha ideia de como montar um post para um blog de viagem. Naquela época eu só escrevia diários e textos do colégio nas aulas de português. No mais, não tinha experiência alguma em escrever para terceiros.

Eu comecei o blog no estilo diário de viagem mesmo, descrevendo o que fazíamos em cada dia, onde íamos comer, comprar coisas; sem pensar nos leitores. Eu gostava porque era uma forma de lembrar o nome dos lugares que visitávamos com o intuito de um dia poder recomendar para alguém. Isso me ajudou várias vezes. Quando um conhecido ía para uma lugar que eu já havia visitado, eu enviava o link do post com todas as minhas dicas.

Por alguns anos (durante a faculdade) eu deixei o blog de lado. Em 2016 eu decidi investir no blog de novo, onde contratei o serviço de uma empresa para criar uma identidade visual, além de trocar o domínio de blogspot para viagemjovem.com. Nesse período, eu fui adquirindo o gosto pela coisa. Adorava (e ainda adoro) planejar as viagens do meu jeito, anotando tudo e realizando sonhos em cada uma delas.

A melhor parte de todos esses anos foram as pessoas que acabei conhecendo que provavelmente nunca teriam cruzado meu caminho se não fosse pelo blog. E por esse motivo sou muito grata à ele! E mais ainda mais gratidão, tenho aos meus leitores & leitoras pelos feedbacks, curtidas, comentários que me incentivam a continuar escrevendo aqui.

O post de hoje é uma retrospectiva dos últimos 10 anos de viagens pelo mundo, ora sozinha, ora com amigos, ora com namorado/noivo/marido, ora com minha família.

Espero que curtam essa viagem no tempo do Blog Viagem Jovem!

2011

A prova que o blog nasceu em 10.01.2011 está aqui. 🙂 Eu não apago os posts daquela época de dó, mas post bom é outra coisa… rsrsrs

Encontrei algumas fotos da viagem para Miami, quando comecei o blog. Nessa viagem eu realizei o sonho de conhecer o estúdio de tatuagem “Miami Ink” que eu adorava assistir na TV. Naquela época eu sonhava com uma tatuagem, mas acabei nunca fazendo uma.

Nessa mesma viagem fomos para Orlando conhecer os estúdios do Harry Potter no parque Universal da Disney. Que sonho! Eu, como fã do HP, queria morar naquele lugar. Naquela época eu nem sonhava que alguns anos depois eu iria conhecer os estúdios onde os filmes foram gravados perto de Londres.

Em 2011 eu e minha irmã fomos para o Canadá onde fizemos um curso de francês em Montreal. Nesse post do Viagem Jovem você pode ler um pouco dessa experiência, onde também conhecemos Nova York e Quebec.

No fim do ano fomos para o Chile, onde visitamos algumas vinícolas e algumas cidades como Viña del Mar e Valparaíso. Passamos a virada do ano na capital Santiago.

2012

O ano de 2012 começou no Chile e alguns dias depois de nossa chegada ao Brasil, eu embarcaria para uma das maiores aventuras da minha vida, minha primeira viagem para a Ásia, sozinha, para trabalhar como voluntária como guia em um museu e como professora em Nanjing, na China. Essa viagem marcou a minha vida. Desde pequena era o meu sonho conhecer a China e aprender Mandarim.

Antes de viajar fiz alguns meses de mandarim com um professor em Florianópolis e eu estava super esforçada para aprender o máximo antes de viajar. Mas mesmo assim, sabia que iria ser um mega desafio pois sabia que eram poucos pessoas que falavam inglês na China. Esse intercâmbio se idealizou pela organização AIESEC, da qual eu era membro em Florianópolis. O pessoal era super bacana, pró-ativo e eu adorava ter contato com os intercambistas que vinham estudar na UFSC. Surgiu a oportunidade desse intercâmbio voluntário e eu me candidatei. Fiz algunas entrevistas online e fui aceita para uma vaga em Nanjing. Eu estava super feliz, mas mal sabia o que me esperava… rsrs

Sobre minha experiência na China…

Nesse post eu conto um pouco da minha experiência por lá. Na China eu mal tinha acesso a internet, lá eu descobri o que é morar em um país com censura de internet. Eu não tinha acesso ao Google, nem ao Facebook, nem à Skype. O Viagem Jovem eu também não conseguia acessar… Eu criei na época um facebook chinês (com ajuda de uma chinesa pois não tinha a opção de trocar o idioma do site), que eu nunca mais usei. Para falar com minha família, eu tinha que usar um programa que dava acesso ao skype já que não existia whatsapp, telegram e afins na época. Fiquei sem acesso à internet por 3 dias, ficando sem ter como me comunicar com minha família. Ix, eles quase acionaram a polícia para me procurar. rsrsrs No fim deu tudo certo. Um amigo da minha irmã entrou em contato com um “big boss” da AIESEC da China e de alguma forma eles conseguiram me encontrar. Eu estava em um evento nacional da organização em Guanzhou e eles avisaram que minha família estava preocupada comigo. Quase matei eles de susto mas depois eles se acalmaram ao ver que eu estava bem. #sufoco

Essa viagem me ensinou muita coisa, principalmente a ser forte. Estar em um país sem conseguir me comunicar com as pessoas, entrar em um ônibus e não entender o nome da parada que eu deveria sair e parar em outro lugar, não conseguir achar o metro após perguntar para 16 pessoas na rua, em morar em uma casa sem banheiro, em tomar banho apenas 1x na semana, em passar fome, frio… Tudo isso me fortaleceu como pessoa.

Eu tinha duas opções, voltar mais cedo para o Brasil, ou enfrentar as dificuldades. Como desistir não fazia parte desse intercâmbio, sobrou-me apenas a segunda opção. Fiz das dificuldades aprendizados de vida e hoje sou muito grata a essa experiência. Conheci pessoas incríveis, aprendi sobre uma cultura e culinária totalmente diferente da minha. Saí em todos os aspectos da minha zona de conforto.

Experimentei escorpião, bicho da seda, comi arroz de café, almoço e janta, fiquei sem pão, café e chocolate por 2 meses e sofri para encontrar fio dental no mercado. Fui uma pessoa e voltei outra. Minha eterna gratidão e respeito ao povo chinês. Um dia eu volto 🙂

Voltei para o Brasil onde continuei a faculdade, indo de vez em quando para as praias de Floripa, que recarregavam minhas energias após uma semana de provas.

2012 terminou na Argentina, onde passamos o ano novo no Ushuaia, o ponto mais ao sul das Américas. Foi uma viagem em família muito interessante, onde conhecemos as geleira de El Calafate, de uma beleza indescritível.

2013

2013 foi o ano que fiz meu segundo intercâmbio para a Alemanha, 6 anos após o primeiro. Nesse intercâmbio tive a oportunidade de estudar engenharia em uma universidade pública, onde escrevi meu TCC. Descobri como é morar em um país que incentiva a pesquisa e investe em laboratórios e equipamentos de qualidade para seus alunos. Nos feriados, conheci alguns países novos como Estônia, Suécia, Marrocos e Rússia. Fui para a Oktoberfest de Munique pela primeira vez e fiz minha primeira viagem sozinha com a minha mãe. Foi um ano especial. Tentei dar continuidade no Viagem Jovem sempre que possível durante esse ano também.

2014

Passei os primeiros 6 meses de 2014 ainda na Alemanha. Foi nesse período que conheci a pessoa que se tornaria o meu marido alguns anos depois. Minha mãe veio nas minhas últimas semanas do intercâmbio me visitar (na verdade, eu acho que ela veio mesmo para conhecer/aprovar meu namorado rsrs) e voltamos para o Brasil juntas.

As despedidas não foram fáceis mas como diz o ditado “tudo o que é bom dura tempo o suficiente para se tornar inesquecível”. Voltei para Floripa e foquei nos estudos para terminar a graduação. Aproveitei o melhor da ilha e da vida de estudante, que até hoje me dá muitas saudades.

No fim de 2014 o meu então namorado veio passar o natal com a gente em Blumenau. Ele comprou as passagens após apenas um mês de namoro. Na época eu achei bem maluquice da parte dele, mas não é que deu tudo certo? 🙂 Minha família gostou dele, e ele curtiu sua primeira vinda ao Brasil. Passamos alguns dias no Rio onde conhecemos o Cristo e alguns pontos turísticos da cidade. Para mim, vir ao Brasil pela primeira vez, merece uma parada no Rio! Claro, que se o tempo permitisse, queria ter levado ele para várias outras cidades, mas tenho uma conexão especial com o Rio que eu poderia ir para lá 100 vezes e não cansaria. #cidademaravilhosa

2015

Em 2015 eu me formei e comecei a procurar emprego. Como as coisas no Brasil não estavam fáceis, comecei a aplicar para algumas vagas na Alemanha. Em poucos meses tinha conseguido uma vaga e comecei no meu primeiro emprego. Aqui você encontra vários posts com dicas caso você pretenda trabalhar na Alemanha. Eu voltei para a Alemanha com a cara e com a coragem. Me despedi do Brasil com pastel na lagoa da Conceição, banho de mar e despedida dos amigos. Foi difícil deixar meu país apenas com uma passagem de ida. A única coisa que eu tinha certeza era que “se não der certo, eu volto e começo de novo”. Acabou dando certo e estou aqui até hoje.

No mesmo ano eu fui em um dos maiores festivas de música do sul da Alemanha, conheci Hamburgo, Tübingen, e comprei minha bicicleta (que me acompanha diariamente até hoje).

Fomos passar o ano novo no Brasil, onde viajamos em família para Salvador. Na noite do reveillon, algumas horas antes do jantar, meu então namorado, disse que precisava ir até o quarto do hotel onde meus pais estavam para conversar com eles. Perguntei se eu deveria ir junto para ajudar a traduzir algo e ele disse que não. Eu achei estranho mas tudo bem, não quis perguntar detalhes pois estava atrasada me arrumando para o jantar. Mal sabia que ele tinha ido pedir pra meus pais se poderia casar comigo. 😉 Logo após os fogos de artifício ele me pediu em casamento. 🧡 Assim 2016 começou com o nosso noivado.

2016

Começamos o ano com uma pequena comemoração de noivado em Blumenau para alguns familiares e amigos queridos. Minha mãe ajudou a organizar tudo e foi uma noite muito especial.

Voltamos para a Alemanha onde começamos a planejar tudo para o casamento. Eu planejei praticamente tudo sozinha sem empresas terceirizadas como conhecemos no Brasil e não me arrependo. Visitamos feiras de noivos, descobri que nenhuma confeitaria alemã (pelo menos as que visitamos) usava leite condensado para rechear bolos, encontrei um padre que falava alemão e português para celebrar a cerimônia pelo facebook, e encomendei decorações para a festa por um site chinês que levou meses para chegar. Eu gostei tanto dessa fase que durante esse ano eu até pensei em investir em uma segunda profissão como wedding planner, pois não é algo muito comum na Alemanha. Quem sabe um dia…

2016 foi o ano da terceira edição (e minha primeira participação) do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, o EEBB, que aconteceu em Berlim. Conheci pessoas incríveis que mantenho contato até hoje. Mais uma coisa que devo ao Viagem Jovem 🙂

No mesmo ano voltei para a cidade onde morei quando vim pela primeira vez para a Alemanha, Detmold. Onde reencontrei minhas host-families e amigas. Voltei a esquiar, conheci o maior parque de tulipas do mundo na Holanda, o Keukenhof e passamos um feriado na região de Strassbourg, Colmar e Ribeuville na França.

Nesse post do Viagem Jovem você pode ler a retrospectiva de 2016.

2017

2017 foi um ano especial pois foi o ano do meu casamento. Aproveitei a viagem com a minha mãe no começo do ano para comprar meu vestido de noiva na Espanha. Visitei tantas marcas de vestido que acabei escrevendo um post cheio de dicas! Como eu sempre quis casar em um castelo, também realizei esse sonho no casamento civil. E como visitamos alguns castelos até encontrar o local ideal, também escrevi um post com castelos para casar na Alemanha. E se você casar aqui, não deixe de ler sobre a documentação necessária.

Foi tudo como eu sempre sonhei e sem exageros. Os meses de planejamento compensaram e tivemos um dia inesquecível repleto de amor. E o tema da festa foi o claro, sobre viagem! Mas isso é assunto para outro post.

Meus pais ficaram alguns dias após a festa e viajamos pela Alemanha.

Em 2017 participei novamente da IV edição do EEBB, que rolou na Cidade Luz, Paris! Que delícia rever um pessoal tão alto astral e aprender com eles!

Nesse post do Viagem Jovem você pode ler a retrospectiva de 2017.

2018

2018 começou com a nossa lua de mel para o Caribe! Visitamos 10 países em 2 semanas em um Cruzeiro “all inclusive”. Foi um sonho realizado! Nós gostamos muito do “formato” cruzeiro pois você pode ver o principal de cada ilha em pouco tempo. Acho que o custo benefício também vale a pena pois você tem todas as refeições inclusas, além dos shows e hospedagem em um “lugar”. Creio que teria sido mais difícil em questões logísticas conhecer 10 ilhas se não tivessemos ido com um navio. Aqui você tem uma list dos posts relacionados ao nosso Cruzeiro e os lugares que visitamos.

Em 2018, o Viagem Jovem marcou presença novamente da V edição do EEBB, que aconteceu em Madrid com a presença de mais de 40 blogueiros de toda a Europa. É muito legal encontrar os(as) blogueiros(as) que seguimos na internet e bater um papo cara a cara.

No mesmo ano nós comemoramos o aniversário do meu marido em Londres, e o meu em Milão (nossos presentes um para o outro são pequenas viagens de 3-4 dias). Sabe aquela frase “Quer me fazer feliz? Então me leva para viajar!”, é isso!

Também fizemos um tour de bicicleta pelo belo vale do Rio Reno na Alemanha. Foram 50km pedalados em um dia, com amigos e um visual lindo de companhia.

Nesse post do Viagem Jovem você pode ler a retrospectiva de 2018.

2019

Em 2019 também tivemos algumas viagens. Fui para Hamburgo sozinha em uma conferencia mundial do Rotary, recebi a visita de uma amiga especial de infância que estava viajando sozinha pela Europa, onde visitamos algumas cidades da rota romântica como Rothenburg ob der Tauber e Dinkelsbuehl.

Nesse ano também passeamos por Luxemburgo, comemoramos nosso aniversário de casamento em Malta e meu aniversário na região do Koenigsee no sul da Alemanha. Uma das regiões mais lindas do país na minha opinião.

Em 2019, lancei meu primeiro Ebook com co-autoria com meu amigo you-tuber Ivan, que também mora na Alemanha. Em quase um ano de trabalho, compilamos as informações mais importantes para quem deseja Morar na Alemanha. Escrevemos sobre o funcionamento de diversas questões burocráticas, como tipos de visto, Blue Card, aluguel de apartamento; até sobre a culinária do país. Nesse link você terá mais informações sobre o Ebook assim como relatos de quem já leu. Como há vários links ao longo do Ebook, criamos apenas a versão digital dele. E aqui você assiste meu primeiro vídeo no you tube juntamente com o Ivan.

Nesse post do Viagem Jovem você pode ler a retrospectiva de 2019.

2020

2020 foi o ano que ninguém esperava ou planejava. Começamos o ano bem, fui para Londres reencontrar amigas queridas, fui esquiar com 16 amigos na Áustria e no último dia da viagem (no meio de fevereiro), recebemos a notícia que deveríamos ir para a casa pois as pistas de ski iriam fechar para evitar a propagação de novo vírus Covid-19. Foi então que tudo mudou! As escolas, academias, restaurantes e comércio fecharam, passei 7 semanas em home office sem poder ir para o escritório o que me deixou um tanto quanto abalada em ficar tanto tempo sem ver pessoas… Até que no meio do ano as coisas estavam melhorando mas voltaram a piorar no fim do ano, e no natal não pudemos sair de casa ou encontrar mais que uma família que morasse em outra casa.

Tivemos que nos reinventar. Aprendemos a dar valor ao que realmente importa, trabalhamos, vimos amigos, familiares, fizemos esporte, tudo através da tela de um celular /computador. E o ano acabou com a notícia de uma vacina. Esta que traz a esperança para tanta gente, principalmente aos nossos heróis da área da saúde que se arriscam diariamente para cuidar do próximo. Deixo aqui meu agradecimento e respeito à todos os profissionais da saúde nesse ano difícil.

Em 2020 nós compramos um Stand Up Paddle para fazer um esporte sem ter o perigo de contaminação. Conhecemos diversos lagos do estado da Baviera no Sul da Alemanha. Fizemos também a nossa primeira viagem de Motor Home, que com certeza não será a última. Alugar um motor home foi a única forma que encontramos de “viajar” (mesmo que para perto), sem precisar pegar um avião e mesmo assim ter um gostinho de férias depois de meses sem sair de casa.

2021

Janeiro começou na Alemanha, ao invés do Brasil (como havíamos planejado), com frio, neve e escuridão às 4 da tarde. Faz parte. O lado bom é que tivemos mais tempo para fazer as coisas que estavam engavetadas a tempo como no meu caso, fazer mais tortas e bolos.

Visitamos familiares no “Ostsee” ao norte da Alemanha e planejamos nossas metas para 2021 (dentro do possível).

Que 2021 traga realizações pessoais e profissionais para todos nós e que pandemia nenhuma nos deixe de correr atrás dos nossos sonhos, independentemente de quão grande eles são. O principal é dar o primeiro passo 🙂

Ufa! 10 anos de blog é coisa! Foi muito legal relembrar as viagens e memórias dos últimos anos. Espero que consegui levar vocês comigo também para viajar através dos meus posts 🙂

O Viagem Jovem surgiu em uma noite durante uma viagem em família e ao longo dos anos tornou-se quase que uma segunda profissão, que espero que me acompanhe pelos próximos 10, 20, 30 anos. Quem sabe um dia eu terei que mudar o título de Viagem Jovem para “Viagem Adulta”, “Viagem na Melhor Idade”… Ou não, pois espero sempre manter um espírito jovem dentro de mim 🧡

Obrigada se você leu até aqui! Ficaria muito feliz com um comentário seu informando como você chegou aqui e os assuntos que gosta de ler. Vou adorar 😉

Grande abraço! Feliz 2021!
Gabi

Hospedagem

No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Seguro de Viagem

Com a Seguros Promo, é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação.

Passagens aéreas

Tenha acesso aos melhores preços e tarifas de passagens aéreas no site da Passagens Promo com até 35% de desconto.

Aluguel de carro

Alugue um veículo com a RentCars para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Ingressos

Evite filas! Garanta já o seu ingresso para atrações turísticas, museus e passeios durante sua viagem.