Zurique é uma ótima opção para conhecer se você estiver saindo da Alemanha em direção à Suíça quiser conhecer algumas cidades pelo caminho. Ela foi nossa segunda parada após Basel. Decidimos ficar apenas um dia na cidade, o que foi suficiente para ter uma impressão geral do que Zurique tem a oferecer e ficar com gostinho de quero mais. Se você puder, opte por ficar mais tempo na cidade para aproveitar cada local com calma.
O que fazer?
Começamos o dia passeando na Augustiner Gasse, uma rua com várias bandeiras da suíça e casas de arquitetura tradicional.
Seguimos para o parque Lindenhof, um pequeno parque no centro histórico de Zurique, considerado patrimônio nacional que oferece uma vista linda do alto da cidade. Ali ficava a residência real, hoje o parque é público onde as pessoas vão para relaxar, jogar xadrez, bocha…
Indo em direção ao centro paramos na Igreja São Pedro para conhecê-la.
Onde comer?
Pesquisando em blogs um local para tomar café, encontrei a indicação da Confeitaria Schober que tem um dos melhores chocolates quentes que já tomei. Parecia uma barra de chocolate derretida. Além disso os doces de lá são o paraíso em forma de sobremesa. Veja os horários de funcionamento aqui. Não deixe de conhecê-lo em sua visita à Zurique.
Continuamos o passeio na próxima parada, a Catedral Grossmunster, onde subimos 867 degraus para ver a cidade de cima, o que valeu a super a pena. Observação: Lá não tem elevador e a subida é por uma escada bem apertada sem janela. Se você sofre de claustrofobia aconselho não ir.
O centro histórico pode ser feito a pé. Há várias igrejas a serem conhecidas e também lojas de souvenirs para levar uma lembrança para casa. O mais típico do país são os relógios cuco, chocolates e queijos.
Como o dia estava lindo, resolvemos caminhar pelo Lago de Zurique, que é um dos maiores da Suíça.
De lá, conheça o Jardim Chinês, que é um local perfeito para relaxar, tomar um sol e admirar o pequeno templo construído ali. Até o verão de 2018, paga-se 1CHF ao invés de 4CHF pois uma parte do jardim está sendo reformada.
Se você dormir em Zurique, fique de olho na programação da Ópera para quem sabe assistir uma peça.
A penúltima parada foi a famosa rua de compras Bahnhofstrasse, com marcas de grife como Dior, Louis Vuitton, Tiffany…
Terminamos o dia no bairro Zurique West, um bairro mais alternativo da cidade com a Loja da marca Freitag, as famosas bolsas feitas com material reciclável e o jardim Frau Gerolds Garten, onde muitos suíços estavam tomando vão para tomar uns drinks com os amigos.
Nesse bairro também está o Viadukt, um complexo de lojas uma do lado da outra e várias opções de restaurantes (foto acima do lado inferior à direita). Domingo infelizmente as lojas fecham.
Onde ficar em Zurique?
Decidimos dormir em um hotel à beira do Lago de Zurique mais afastado do centro pois quanto mais no centro, mais caro o hotel. Reserve seu hotel em Zurique aqui.