Feliz 2020 galera! Que esse ano nos traga muita saúde e viagens! Em 2020 o Viagem Jovem completa 9 anos! Muito obrigada por sua compania ao longo de quase uma década! O ano de 2019 acabou e eu só tenho a agradecer por ele. Foram mais de 40 cidades em 7 países onde compartilhei novos roteiros com vocês, conheci grandes pessoas além de realizar o sonho de ver um show das Spice Girls na primeira fila. Conheci as Highlanders da Escócia, vi o mar mais azul turquesa da minha vida em Malta e tomei uma Guiness direto da fábrica em Dublin.
O ano começou no Brasil, de vestido e descalça com os pés na areia da praia de Balneário Camboriú e terminou a -1°C com muita roupa em uma das minhas cidades preferidas, Bruxelas.
Nesse post faço uma retrospectiva das viagens de 2019.
Retrospectiva 2019
Janeiro
Viramos o ano no Brasil em Balneário Camboriú e no dia 01.01 voamos para Foz do Iguaçu, onde passamos 5 dias. Passamos um dia no Paraguai e 2 no lado da Argentina. Se você ainda não conhece Foz do Iguaçu, não deixe de planejar uma viagem para lá! A beleza das cataratas é espetacular e indescritível. Só estando lá para sentir a energia. Ir para o Brasil sempre me faz recarregar as energias e matar as saudades da família, amigos, cachorros e da nossa gastronomia!
Fevereiro
Em fevereiro conheci o ponto mais alto da Alemanha o Zugspitze a 2962m de altitude, no estado da Baviera. Tivemos dias de céu azul e sol! O local é conhecido e frequentado não apenas por turistas mas também por aqueles que gostam de esquiar e praticar snowboard. Há também escolas de esqui na região para os iniciantes. A dica é planejar o quanto antes uma viagem por lá para conseguir bons preços de hospedagem. O preço para subir na montanha é alto, em torno de 50-60€, mas vale a pena se o dia estiver bom. A visibilidade do topo é de tirar o fôlego!
Março
Em março as temperaturas começam a subir na Alemanha e com a chegada da primavera, as paisagens voltam a ficar coloridas de flores! Eu adoro essa época do ano, (mesmo com minha alergia a pólen), tenho a impressão que o humor do pessoal melhora e após meses de frio, podemos passar mais tempo do lado de fora de casa 😉
Um passeio que fizemos esse mês foi para Felsenmeer, uma região perto de Frankfurt. Uma formação rochosa pouco conhecida por turistas mas muito interessante. Muitas crianças e adultos passam o dia lá escalando as pedras do local.
Abril
Em abril fui para Munique onde conheci o parque olímpico construído para os jogos olímpicos do verão de 1972 e também conheci o complexo de castelos em Schleissheim, a 19km ou 25 minutos de Munique de carro. Um lugar pouco conhecido por turistas brasileiros mas que vale muito a pena entrar em seu roteiro caso você estiver pelo estado da Baviera! São 3 castelos super bem conservados em um parque com belo lago onde você pode passear de gôndola.
Maio
A principal viagem de maio foi para a capital da Irlanda, Dublin, onde comemoramos uma data especial. Eu gostei da cidade mas confesso ter achado os preços bem levados em comparação à Alemanha, principalmente em relação à alimentação e hospedagem na cidade. O highlight da viagem foi ter ido na Guiness Experience, onde aprendemos sobre a história da marca e da cerveja.
Junho
Em junho realisei dois sonhos em uma viagem. Conhecemos a Escócia em uma viagem de 10 dias de carro, onde percorremos o país de sul a norte passando por paisagens lindas com muita natureza, ovelhas e história. O país me surpreendeu positivamente e espero poder voltar em breve.
Além disso, realizei o sonho de ver um show das Spice Girls, o grupo que marcou minha infância, direto da primeira fila. Foi inesquecível!
Julho
Em julho aproveitamos o verão alemão e conhecemos vários lagos do estado da Baviera, ao sul do país. Passamos pelo Tegernsee, Chiemsee, Ammersee e Starnbergersee. A qualidade da água dos lagos é tão boa que chega a ser potável. Se você vier para a Alemanha durante o verão, não deixe de conhecer algum lago dessa região.
Além dos lagos, conhecemos Düsseldorf com uma amiga que a blogosfera me deu. A Rode do blog Entre duas culturas nos mostrou a cidade dela com muito carinho. Adoramos o fim de semana por lá e esperamos retribuir em breve.
Julho foi também mês de receber a visita de uma amiga querida de infância em minha cidade.
Agosto
Agosto é o mês do meu aniversário! E como presente, recebi uma viagem surpresa para Berchtesgaden, uma cidade ao sul da Alemanha, quase na fronteira com a Áustria. Berchtesgaden entrou para uma das minhas cidades preferidas na Alemanha. Muitos lugares que visitamos pareciam ser cenários de filmes. Um dos lagos que visitamos nessa viagem foi o Königsee, onde fizemos um passeio de barco e caminhadas.
Além dessa viagem, recebi a visita de um amigo querido que mora na França. Juntos conhecemos a ponte suspensa Geierley, a 100 metros de altura e 360 metros de extensão (entrada gratuita). Também passeamos por Cochem, outra cidade que adoro na Alemanha. Tivemos sorte de pegar a festa do vinho local bem no dia de nossa visita.
Setembro
Em setembro fui a Berlim passear por 3 dias, (estou devendo um post sobre a cidade por aqui!). Passei pelo portão de Brandenburgo, pela Catedral, conheci alguns mercados de pulga no bairro de Kreuzberg e curti os dias ensolarados.
Nesse mês também dei um pulo na Oktoberfest em Munique. Foi a minha terceira vez na festa e é sempre muito animada! Adoro ver o pessoal em traje típico dançando em cima dos bancos e se divertindo nos pavilhões. E sempre bate uma saudades da Oktoberfest de Blumenau 🙂
Outubro
No mês de outubro tive várias experiências e viagens interessantes. Fui à um jogo de futebol do Bayern de Munique no Arena Stadium pela primeira vez, conheci o arquipélago de Malta durante uma semana em comemoração a uma data especial, e recebi a visita de uma grande amiga do Brasil. Juntas passeamos por Rothenburg ob der Tauber e Dinkelsbühl.
Novembro
Em novembro conheci a charmosa cidade de Rüdesheim, perto de Frankfurt, que possui um dos mercados de natal mais fofos da Alemanha. Outro bate-volta de Frankfurt que vale a pena, é o castelo Mespelbrunn, que segundo os guias locais, inspirou os irmãos Grimm a escreverem Rapulzel. Além dessas locais, passei um dia na cidade mais antiga da Alemanha, Trier, local de nascimento de Karl Marx.
Dezembro
Dezembro é o mês dos mercados de natal! Passei pelo de Darmstadt, Frankfurt, Munique, Schwetzingen e Nürnberg. Os últimos destinos do ano foram Luxemburgo e Bruxelas, onde rolou a virada para 2020!
Obrigada por sua compania em mais um ano!
Essa foi a minha retrospectiva de 2019. Você também faz algo parecido com os acontecimentos do seu ano? Planeja metas para o ano seguinte? Quais as suas viagens planejadas para 2020?