Hoje o post é sobre o processo para entrar num mestrado na Alemanha.
Teoricamente o diploma de engenharia do Brasil é mais ou menos o “Diplom Ing.” alemão, pois estudamos 5 anos!
O bacharel ou “bachelor” na Alemanha é cursado em 3 anos e o mestrado ou “master” em mais 2 anos.
Como eu comentei no outro post sobre validação do diploma, depois de reconheido nosso diploma de engenharia, nós podemos usar o título de “Ingenieur” aqui e nada mais.
Caso você prefira continuar seus estudos e fazer um Mestrado na Alemanha leia esse post para ver o passo a passo necessário de todo o processo.
Fonte: master-and-more.de |
Antes de tudo voce pode ir à Feiras sobre Mestrado na Alemanha, as chamadas “Master Messe” .
Nesse site voce encontra as próximas datas. Achei super legal!
Passo 1: Escolher as universidades que oferecem seu curso.
Passo 2: Ficar de olho nas datas limites de inscrições.
Passo 3: Fazer a candidatura online, imprimir inscrição gerada no site da Uni, juntar seus documentos e enviar para as unis.
Passo 4: Esperar uma resposta das Unis. (Pra mim levou mais ou menos 1 mês depois da inscrição pra receber uma resposta por Email).
Passo 5: Caso for aceito, fazer a matricula na data informada, ou caso não for aceito, analisar o motivo, tentar no semestre seguinte (os semestres de verão – Sommersemester – com inicio em Abril – são menos concorridos que os Wintersemester – com inicio em outubro).
Outra opcao é fazer um Ausbildung aqui que dura em média 3 anos, que seria equivalente à um curso técnico no Brasil.
Nesse site do make-in-germany há um documento em pdf com várias informações sobre.
Passo 6: Com a carta de aceite em maos você pode aplicar para o Visto de Estudante no Consulado alemão. Nesse link você encontra todas as informações necessárias (canto direito da tela) para Visto de Estudo superior (inclusive doutorado).
O visto custa 60 euros (levar em reais) e leva no mínimo 4 semanas para ficar pronto.
Outras infos:
Diferentemente do Brasil o Mestrado na Alemanha nao é remunerado. Voce deve comprovar na hora de pedir o visto o seguinte (segundo o site do consulado de Porto Alegre):
- comprovante de financiamento, por exemplo:
- transferência de um depósito de garantia no valor de, 7.908 euros (valor em 2016) para uma conta bloqueada na Alemanha, da qual o estagiário só poderá sacar, a cada mês, 1/12 do valor depositado. Para obter mais informações, entre em contato diretamente com o banco na Alemanha ou
- termo de compromisso financeiro de um anfitrião na Alemanha (o termo de compromisso financeiro poderá ser assinado no Departamento de Estrangeiros com competência para o local de residência do anfitrião na Alemanha) ou
- carta de concessão de bolsa de estudo (por exemplo, DAAD, Fundação Alexander von Humboldt, DFG, InWEnt, fundações políticas, instituições de ensino superior públicas)
- Os sites das universidades normalmente tem uma pagina para alunos estrangeiros com informações pertinentes que o futuro estudante precisa saber, como nessa aqui da Uni de Frankfurt.
Se voce ja fez ou esta passando por esse processo, compartilhe com a gente sua experiência 🙂