Se você está pensando em vir para a Alemanha, seja a intercâmbio, Au Pair ou à trabalho, esse post é pra você! Tenho certeza que depois da leitura você vai tomar sua decisão.
Localização
A Alemanha fica praticamente no centro da Europa e faz fronteira com 9 países (Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Austria, Suíça, Polónia, República Checa) o que facilita muito conhecer os países vizinhos em um feriadão ou até mesmo de férias. Há diversas companias aérias que te levam para os países da fronteira com baixo custo.
Custo de vida
A Alemanha é um dos países com relativamente baixo custo de vida comparado com outros países Europeus (tirando Portugal, Espanha e países do leste Europeu). Claro que nas cidades maiores (como Munique e Frankfurt) o custo pode sair da normalidade, porém, morando um pouco mais afastado do centro você pode chegar a pagar a metade do aluguel.
Farei um post sobre meu custo de vida aqui, mas enquanto não fica pronto, dê uma olhada no post da minha amiga Fabi do Vem Pra Alemanha sobre o custo de vida dela em Stuttgart.
Uma das coisas que mais faz diferença comparado com o custo de vida do Brasil é o supermercado! Com 50euros (R$200) você faz praticamente a compra do mês. Veja nesse site um comparativo de preços de alimentos das principais redes de supermercado na Alemanha.
Transporte/mobilidade
A malha ferroviária da Alemanha é uma das mais extensas do mundo com 33500km ao longo do país. Além disso 13000km de Autobahn (pistas tipo nossas BRs) estão distribuídas no país, o que facilidade a locomoção de norte a sul, leste a oeste. Além disso há várias companhias low cost de avião, trem e onibus que será impossível você deixar de viajar pelo valor da passagem.
Gastronomia
Um dos principais motivos que me trouxe para a Alemanha! As padarias, confeitarias, restaurantes e bistros oferecem os mais variados pratos de acordo com as região que vc se encontra e os preços são proporcionais com o tamanho das porções. Há quem não consiga se adequar com as Gastronomia aqui, o que torna tudo mais difícil. Então se você está pensando em se mudar pra cá de vez, venha antes para experimentar alguns pratos aqui para ter que certeza que é aqui que você quer ficar.
Educação
O sistema de educação alemão é um dos melhores da Europa (se não do mundo!). Tive a oportunidade de estudar 1 ano do colégio aqui, chamado Gymnasium, onde fiz a 11ª série (do ensino médio) e 1 ano da graduação de engenharia química em uma das melhores universidades do país, a KIT. Aqui tive a sensação do método de ensino ser mais eficiente comparado ao Brasil. Os alunos são incentivados a ir em busca de conhecimento, sem ter todas as informações “mastigadas”. Além disso, a participação em sala conta pontos e há uma maior interação entre aluno e professor durante as aulas.
Idioma
Sim, aprender alemão é uma vantagem sim! No mundo estima-se que há cerca de 200 milhões de pessoas que falem alemão, sendo a 11ª língua mais falada do mundo. Áustria, Suíça, Luxemburgo, parte da Bélgica e Itália, são alguns dos países que falam alemão e diversos outros ensinam a língua como 2ª ou 3ª língua. Contudo, não é um idioma fácil de se aprender, porém quando você consegue se comunicar em alemão, muitas portas irão se abrir! Entender as pessoas falando na rua ou no trabalho é uma sensação muito gratificante que facilita muito sua integração no país.
Cultura
Em poucos países vi a cultura de uma nação ser tão bem preservada como na Alemanha. Mesmo os fatos históricos com um legado trágico, como as guerras mundiais ou o nazismo, não ficam esquecidos na memória das pessoas. Por todo o país há museus, memoriais, ou homenagems para aqueles que perderam suas vidas em solo alemão.
Por outro lado, há também diversas comemorações típicas, como a Oktoberfest, além de outras celebrações durante o ano como os famosos mercados de natal que são conhecidos mundialmente. Cada estado tem sua tradição, culinária e danças típicas que são passados de geração em geração.
Sistema de saúde
Esse é um ponto importante a ser mencionado. Se vier a turismo, indico fazer um seguro saúde do Brasil. Normalmente funciona assim: você vai no médico, paga a consulta, manda a nota para a seguradora e é reembolsado. No caso de algo mais grave como uma operação, a conta vai direto para a seguradora*.
Caso vier a trabalho, você escolha a seguradora de sua preferência e automaticamente uma parte do seu salário irá para a “Krankenversicherung” ou seguro saúde. O valor pago não é pouco mas caso sofra algum acidente estará coberto das despesas. Na Alemanha existe o plano básico e o particular (sendo mais caro). Mas a maioria das pessoas possuem o plano básico pois o sistema aqui é bom. Dependendo da gravidade da sua doença, você é atendido rápido e sem fila de espera.
(*Certifique-se com a seguradora o procedimento exato).
Meio ambiente
Os alemães são muito ligados à natureza. Adoram um jardim, passeios na floresta, reciclar o lixo, sendo que nesse quesito a Alemanha é um dos países que mais recicla lixo no mundo! Esse assunto aqui é levado a sério. As garrafas são devolvidas em máquinas, o vidro tem um lixo especial assim como lixo biodegradável, papel e material reciclável. Se você não separar, pode receber multa!
A educação ligada ao meio ambiente começa desde pequenos. Os alemães não jogam o lixo na rua e fazem o que podem para viver em um ambiente “saudável”. Por isso muitos vão de bicicleta parao trabalho e usam sacolas retornáveis ao irem às compras. Aqui cada um sabe que pequenas ações fazem a diferença!
Animais
Assim como meio ambiente, os alemães valorizam muito o contato com animais desde cedo. Aqui não existe cães de rua. Pelo contrário. Muitos alemães adotam cachorros de rua de países vizinhos (normalmente leste Europeu), para que eles tenham uma vida mais feliz e não sejam sacrificados. O animal de estimação mais comum nas casas alemãs são gatos, que são isentos de impostos e são animais mais independentes que cachorros, o que facilita para os casais que ficam o dia todo fora de casa. A maioria aqui acha uma crueldade deixar um cachorro o dia todo sozinho por isso também muitos optam por peixes, chinchilas ou hamsters. Muitas empresas liberam levar seu cachorro para o trabalho (dependendo do ramo) assim como shoppings e lojas.
Pontualidade/Comprometimento
Se pontualidade não é seu forte, prepare-se para sofrer nos primeiros meses! rsrs
Ao pegar um onibus marcado para 7:53h, chegue às 7:51h. Pois ele sairá na hora. O termo pontualidade britânica deveria ser trocada para pontualidade alemã! Seja em relação à transporte público, à reuniões, à entrevistas de emprego ou festas de aniversário, o horário deve ser respeitado. Caso você se atrase, e sabe que vai chegar além do horário marcado, avise antes! Caso contrário, muitos entenderão como falta de comprometimento.
Segurança
De longe o fator que mais diferencia a vida do Brasil com a da Alemanha (na minha opinião). Sair de casa sem medo de ter assaltado ou ter o carro roubado é uma sensação maravilhosa. Claro que você deve continuar cuidando de seus pertences em lugares com grande movimentação de pessoas ou no metro, mas dificilmente irão te apontar uma faca ou uma arma para você dar seus pertences. No máximo irão roubar sua carteira ou celular em um momento de descuido, sem te machucar. Ao mesmo tempo, acho importante mencionar que há sim casos de estupro, assassinatos e violência na Alemanha. Mas a frequência dos casos é muito inferior se comparada com a do Brasil.
História
Dispensa muitos comentários né? Estudamos a história alemã desde a escola e vindo para cá você sente a história “viva” até os dias atuais. Ir à Berlim e visitar o muro e museus sobre a Guerra, visitar um campo de concentração, ir à um castelo centenário… Tudo isso a Alemanha te proporciona. É como se fosse uma viagem ao tempo onde você aprende na fonte como a história realmente aconteceu.
Espero que tenha gostado e que esse post possa ter te ajudado a tomar uma decisão mais embasada sobre você vir para a Alemanha.
[…] disso, outros destinos populares como a Irlanda, Austrália, Alemanha e Nova Zelândia têm políticas convidativas para quem pretende apenas estudar inglês por um […]
No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
1 Comentário
[…] disso, outros destinos populares como a Irlanda, Austrália, Alemanha e Nova Zelândia têm políticas convidativas para quem pretende apenas estudar inglês por um […]