Em Grenada é conhecida por ser o país dos temperos no Caribe ou Spice Island em inglês. Por todo lugar que íamos, víamos noz moscada, pimenta, mostarda… Se você é daqueles que não cozinha sem seus temperos, aqui será seu paraíso.
Em Grenada aproveitamos grande parte do dia para fazer 2 mergulhos. (Conteúdo do próximo post).
Logo que você sai do navio, você se depara com um mini shopping com dezenas de lojas de souvenirs e temperos como essa.
Aqui vai uma lista com os 8 temperos mais famosos da ilha que você não pode deixar de provar:
- Noz moscada: Grenada é o segundo maior exportador de noz moscada do mundo, atrás da Indonésia apenas. Um terço da produção mundial vem dessa pequena ilha no sul do Caribe. Foi por causa dessa especiaria que a ilha recebeu o apelido de “Spice Island” ou “Ilha dos temperos”. Ela é utilizada para vários pratos típicos da região.
- Curcuma: usada para dar coloração à sopas, molhos, faz parte do prato típico do país chamado Oil Down. veja a receita (em inglês) aqui.
- Canela: usada em receitas de doces, pudins, chocolate quente e licores. Tem propriedades medicinais mas deve ser usada com cautela.
- Cravo: conhecida pelos brasileiros em cima do beijinho, cravo pode ser usado inteiro ou em pó. Usado em receitas de bolo de frutas ou até mesmo em pratos com peixe.
- Pimenta: aqui você encontra de todos os tipos! Branca, preta, inteira, em pó… Usada em diversos pratos caribenhos ou como tempero de massas, carnes ou chás.
- Folha de Louro: não serve apenas pra dar boa sorte no ano novo! Essas folhas são comumente colocadas em sopas, pratos com peixes, frango, pastas… Pode ser usada inteira ou picada e dá um tom aromático à comida.
- Gengibre: usada em lascas frescas ou em pó, pode ser acrescentada à receitas de bolo, chás, geléias, sorvetes… É quase tão usada quanto noz moscada em Grenada.
Encontrei esse site que vende especiarias da ilha caso você quiser experimentar antes de ir pessoalmente até a ilha 🙂
Depois de comprar seus temperos do mercado de St. Georges, não deixe de visitar o forte de lá para ter uma vista sensacional da cidade e do mar.
Construído em 1705 por franceses, hoje é utilizado pela polícia local. A entrada custou 2US$. Uma pena que o lugar está com pouca manutenção. Em 2004 um furação destruiu boa parte do forte e desde então parece que não se foi investido no local. Também não há um museu sobre a história do forte.
Lá tivemos o por do sol mais lindo da viagem! Parecia uma pintura no céu de tão lindo.
Espero que tenham gostado! Grenada é uma ilha muito interessante para quem gosta de especiarias, natureza e praia. Pena que tivemos apenas 1 dia para explorar a região. Se você gosta de mergulho Grenada também é interessante para a prática. Em breve um post sobre nossa experiência de mergulho lá.
Que saber mais sobre o Caribe?
- Leia sobre Aruba
- Leia sobre St. Lucia
- Leia sobre como escolher a melhor navio para fazer um cruzeiro
—————————————————————————————————————————————–———————————
Planejamento de viagem é tudo!
- Encontre o melhor preço de passagem aérea: sky scanner
- Não esqueça do seguro saúde! Com a seguros promo você recebe com 5% de desconto com o código VIAGEMJOVEM5 aqui. Ele gera 5% de desconto na compra do seguro de viagem.
- Aluguel de carro: Rent Cars
- Reserve ingressos para atrações e museus: aqui
- Reserve seu hotel com o melhor preço: Booking.com
- Prepare seu roteiro viagem comigo aqui
Reservando pelo blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog.
Muito obrigada!!
2 Comentários
Você chegou a conhecer as arvores de onde saem os temperos ?
Oi José,
há diversas empresas que oferecem tour pelas plantações de tempero. Mas lembre que aos domingos muitas delas estão fechadas.