Oi pessoal,
sempre que a temperatura muda bruscamente, não dá outra, minha amidalite ataca e fico de molho em casa. Mesmo precisando de atestado apenas depois de 3 dias de ausência no trabalho, eu sempre prefiro ir ao médico logo no primeiro dia para ter a comprovação certinha que estava doente naqueles X dias.
Hoje fui acho que pela décima vez ao médico aqui e 99% dos casos a situação foi a mesma. Por isso resolvi escrever esse post para compartilhar minha experiência com vocês.
Marcando uma consulta:
Vc está morrendo doente e liga para 1,2,3,4,8 médicos desesperado por uma consulta e ouve “não estamos recebendo pacientes novos”, ou “apenas consulta particular”, ” a proxima consulta é para daqui a 3 meses”, poxa, até la ou vc ja ta curado ou bateu as botas ne?! Mas é assim mesmo… Uma dica é procurar um “Hausartzt” que normalmente são menos requisitados do que os especialistas.
Pedindo receita:
Essa vez eu sofri! Como aqui na Alemanha só se compra pílula com atestado médico, eu tive que ligar pra uns 9 medicos na epoca até conseguir uma boa alma que me fez uma receita pra comprar pilila sem me consultar antes. Ou não pegava paciente novo, ou tinha que me examinar antes e a proxima consulta demoraria meses, ou só particular. Eu ja estava quase implorando no telefone pra conseguir uma maldita receita. Achei uma sacanagem a maioria dos medicos se negarem a me receitar sem me consultar antes. Na medica que consegui, ela me fez a receita e 2 semanas seguinte me examinou. Fim do sufoco!
Duração da consulta:
Inspira, expira, acabou.
É tipo assim, já teve médico que me atendeu em pé. Uma outra vez eu contei, 30 segundos de consulta. Gente e o plano de saude aqui descontado no salário é caro! Eu acho uma falta de educação, mas pelo que experenciei é normal e o povo ta acostumado.
Nada de perguntas como “o que vc faz”, ” de onde é”… Hoje foi assim, entrei na sala, sentei, ele pediu “pq vc está aqui”, eu respondi “amidalite, dor de ouvido, gripe”, ele olha meu nariz, minha garganta, e receita um spray homeopatico pra passar no cotovelo e me manda tomar 2L de agua por dia e voltar na sexta seguinte.
Eu disse que tive a ultima amidalite há um mes, e ele nao comenta nada. Gente, no Brasil o médico já ia querer operar ne!?
Dai eu tinha mais perguntas, mas ele levanta, me da a receita do remedio da mao, e me poe pra fora da sala.. Um descaso… Mas enfim, como aqui vc tem que dar graças a Deus que conseguiu uma consulta sem esperar meses, é o preço que se paga.
Falando nisso os médicos aqui são mt mal pagos, por isso qto mais pacientes, melhor pra eles.
Mesma doença, diferentes prescrições:
Eu posso falar da amidalite, que me visita a cada inverno. Ja conheco uns 5 medicos HNO (ou otorrino) aqui na Alemanha. A maioria me receitou antibiotico, mas um sempre me receita um spray homeopatico pra passar no cotovelo… Uma vez me mandou fazer exame de sangue tb…
Enfim, vale ficar de olho se o médico tem alguma outra especialização. No caso desse do spray, era homeopata tb. Mas nunca tinha ouvido que se curava amidalite com spray no cotovelo… Mas enfim, da ultima vez levou 1 semana até curar, vamos ver dessa vez quanto tempo leva.
Minha experiência quanto tive intoxicação alimentar:
Aqui na Alemanha já tive duas vezes fortes intoxicações alimentares. A primeira vez por um Kebab que comi e a segunda por nozes que recebi do Brasil já sem casca. Essa segunda vez faz uns 2 meses e foi a pior de todas. Achei que ia morrer. Perdi 3kg em 2 dias e nada parava no estomago. No segundo dia fui ao médico e ele me receitou maça e sopa. Ok… Continuava indo umas 10 vezes por dia ao banheiro… No quarto dia já meio desesperada que não passava, fui no hospital -o que é raro das pessoas irem a não ser que seja uma mega emergencia- e pedi pra médica pra tomar soro. Ela não quis me dar! Gente eu quase implorei e a medica disse “vc vai pra casa, faz uma sopa de galinha com legumes que passa”. Eu queria chorar… Pq era tão dificil? Enfim… Vim pra casa, fiz a maldita sopa e fui melhorando…
Resumo da novela: aqui eles não querem que vc vá pro hospital, aqui eles não vao te dar antibiotico ou soro a menos que vc esteja MUITO mal. Então o negócio é se conformar e ficar saudável a base de chá e sopa!
Exame de sangue:
Ja me arrepio só de pensar… Tento passar longe! Aqui vc tira sangue no próprio consultorio médico com ajudante do médico que tb é muitas vezes tb secretária e pessoa que limpa o consultório. Aqui não tem aquele negócio de ir no laboratório especializado tirar sangue…
Na primeira vez que tirei sangue, a mulher não tinha nem lavado a mão! Eu quase tive um pire-paque, dai pedi educadamente “a senhora poderia primeiro lavar as mãos” e ela olhou meio desentendida e meio brava, lavou e reclamou dizendo que as mãos já estavam limpas… Aff…
Na segunda vez a mulher nem colocou luva! Eu sou meio chata com essas coisas de higiene, ainda me torço ao ver as pessoas na padaria pegando as coisas com a mão, mas graças às benditas Auditorias, esse ponto está melhorando e estou cada vez mais vendo luvinhas nas padarias! Que essas Auditorias comecem nos consultórios médicos por favor! rsrsrs
Vale ficar de olho e pedir pras pessoas usarem luvas e máscaras! Elas estão lidando com a saúde dos pacientes e delas próprias, então vamos cobrar!
Retorno:
Oi? Isso é bem raro aqui quando se trata de “doenças não graves”. Eles não te ligam interessados que vc volte. Nesse otorrino de hoje foi a primeira vez que ele marcou retorno uma semana seguinte… Mas no geral vc que marca seus médicos.
Bom era isso, desabafo feito! 🙂
E você ja experienciou situação parecida? Conta pra mim!
Um abraço (sem chegar mto perto, rsrs)
Gabi
1 Comentário
Oh meu deus… Essa experiência está francamente a assustar-me. Não consigo entender isso. Sou portuguesa e em Portugal é como no Brasil.. Exatamente tudo o que você disse (análise em laboratório…). E mais: quando se tem gripe, doença infecciosa (amigdalite é infeccioso? não sei!), faringites, etc etc… Vai-se às urgências. intoxicação alimentar, vai-se às urgências! E a médica que receitou a sopa de galinha devia estar francamente mais preocupada com o fenómeno de desidratação que ocorre com a diarreia continuada. Isso é mesmo muito perigoso. andam as pessoas a pagar seguro para isso? Ridículo