Indíce

Amsterdam em 4 dias

Oi gente,
hj o post é sobre os dias que passamos em Amsterdam e os lugares que conhecemos e indicamos!
No começo ficamos super em duvida em fazer a viagem de trem, carro ou ônibus…
Trem é o mais confortável, sem stress, mas tb o mais caro…
Ônibus é a versão mais barata, mas 12h de viagem a noite apertados num ônibus, chegar 7h e ter animo pra bater perna logo cedo não ia ser a opção ideal pra aproveitar o máximo de tempo possível na cidade…
Então resolvemos fazer a viagem de carro mesmo! No final aproveitamos pra dar carona pra um casal que nos escreveu no Blablacar e ajudou com a gasolina.  Valeu a pena pois estávamos livres pra conhecer outras cidades e o mais importante voltar pra casa quando quiséssemos sem se importar com horário.
Saímos daqui 5h da manha, chegamos cedinho em Amsterdam pra começarmos o dia tomando café em algum lugar no meio dos canais de Amsterdam… O café da manhã virou almoço…
E foi uma das melhores saladas que já comi na vida!
De Vergulde Gasper– 100% indico!
Café De Vergulde Gaper
Prinsenstraat 30 (corner Prinsengracht)
2016-05-05 16.48.28-1
Almoço no De Vergulde Gasper
E pra acompanhar, minha cerveja preferida, Kriek de cereja!
Tivemos MUITA sorte de pegar dias LINDOS de SOL nos 4 dias que passamos la e pudemos aproveitar bastante pra conhecer bem a pé, de bicicleta e até algumas cidades vizinhas Edam e Alkmaar, onde ocorrem semanalmente feiras de queijos. E por fim, realizei meu sonho de conhecer o jardim de Keukenhof na cidade de Lisse, a meia hora de Amsterdam.
Amsterdam é uma cidade incrível que me deixa cada vez mais encantada a cada visita. Seria uma daquelas cidades que está no top 10 de “cidades pra morar”. A Holanda em geral é maravilhosa. As vezes me arrependo de não ter arrumado um intercambio por la… hehe
As pessoas são gente finíssimas, a comida é divida, bicicletas são mais comuns que carros e a arquitetura lá é de tirar o folego com perfeitas obras de engenharia com construções enormes sob água… Enfim, não tem como não admirar seu povo e sua cultura! Holanda é sempre uma ótima opção de férias, seja no verão ou inverno!
Bom, vamos ao que interessa, o roteiro da nossa viagem!! 🙂
Dia 1:
Free Walking Tour pelo centro com grupo e depois a pé.
Todos os dias o pessoal do Free Walking Tours Amsterdam organiza tours saindo da Dam Square e percorre em 2h os principais pontos do centro da cidade contando histórias e fatos curiosos dos mesmos.
Como vocês sabem eu sou fã de “free walking tours”, pois os guias normalmente são jovens que amam história e estão ali trabalhando com algo que gostam pra ter uma grana pra ajudar com os estudos. Cada tour é uma experiência única. Alguns mostram fotos de como eram os lugares antigamente, outros tentam descrever… Então é sempre uma caixinha de surpresas por onde vc vai e o que vai ouvir do lugar. E raramente os guias de viagem te levam à esses lugares especiais que só os “nativos” conhecem.
All in all, eu super indico esse walking tour! No fim você dá o que acha que valeu a pena como gorjeta e todo mundo sai feliz 🙂
Aqui algumas impressões no nosso walking tour:
Dam Square, ponto de encontro pro tour

Convento de Beijinghof
Passeando pelos canais
Em Amsterdam as “casas-barco” são uma ótima opção de moradia mais barata mas sem privacidade

Dia perfeito pra fazer um passeio de barco

No centro de Amsterdam há muitas lojinhas pra vender queijo. Elas são em torno 3 vezes mais caras que os produtos do supermercado e 2 vezes mais caras que nas fábricas de queijos. Vale pra conhecer e provar os queijos mesmo 🙂

Museu do queijo em Amsterdam-com MUITA degustação!
nhami!

Dia 2:
Fazer um passeio de bicicleta pelo country side de Amsterdam. No site do tripadvisor há  inúmeras empresas que oferecem passeio de bike pela cidade e pela menos conhecida, o country side. Dei uma pesquisada antes e os precos variavam de 28 a 35 euros pra esse passeio. E se vc levasse sua bicicleta tinha desconto.
O passeio todo durou umas 4hs com parada numa tipica fabrica de queijos e sapatos de madeira, pausa pra lanche (leve algo na mochila), no vondelpark e num moinho de vento original ainda em funcionamento. Foi bem interessante até pq se tivéssemos feito ido para o “country side” de bike sozinhos jamais teríamos tido as explicações de um guia nem teríamos passado pelos mesmo lugares…
Eu recomendo para aqueles que tem uma manha livre com dia bom e querem conhecer alem do “tipico” de Amsterdam.
Parada pra explicação do guia

Moinho de vento, um dos poucos ainda em funcionamento

Passando de bike pelo Rijksmuseum-lindo por dentro e por fora

Passando pelos canais…

Depois do tour, tiramos o resto do dia pra passear pela cidade turistando 🙂

Voltamos ao Rijksmuseum para tirar uma foto no “I amsterdam” mas sem mt exito de tirar sem ngm… hehehe

Impossível uma foto sem gente na frente 🙁

Andando pelas ruelas ao sul da cidade, nos deparamos com esse café “de taart van m´n tante” que era um tanto quanto diferente e tinha umas tortas com uma aparencia divida.. Nao resistimos e fizemos uma pausa pra recarregar as energias 🙂 Super indico!

Pausa pro café da tarde

De segunda a sabado das 9 as 17h rola na Albert Cuypstraat (no sul) o Albert Cuyp Market, onde vc encontra de TUDO! Frutas, verduras, peixes, roupas, souvenirs, sucos naturais e o melhor, o doce holandes mais famoso do mundo feito na hora, o stroopwafel!

Stroopwafel-o famoso wafel de caramelo holandês no Albert Cuyp Market
Vale a pena a visita!!
Dia 3:
Pegar o carro e ir conhecer as cidades vizinhas com mercados de queijos e fabricas de sapatinhos de madeira!
Fomos pra Edam e Alkmaar. Deu pra fazer as duas cidades num dia ja que o percurso todo leva 2h ida e volta.
ams
Antes de chegar em Edam paramos numa fabrica de queijos famosa que produz para a marca Henri Willig que vc encontra em toda loja de queijos em Amsterdam. O preco chega a ser 5euros mais barato por queijo na fabrica do que nas lojinhas de Amsterdam!
Fabrica de queijos Alida Hoeve en De Vriendschap- em Volendam

O endereco é:

Alida Hoeve en De Vriendschap
Zeddeweg 1
1131 CW Volendam
Tel: +31 (0)299 – 365830

E claro que la tb tinha uma mini fabrica de sapatos de madeira para os turis 🙂

Fábrica de sapatinhos de madeira

As etapas: do pedaço de tábua ao sapato pronto
Eles juram ser mais confortável que um tenis de marca…

O “maquinário” pra fazer os sapatos de madeira

Pintados a mao ou industrialmente, de todas as cores e estilos, lindo!

Eu 🙂

Claro que tem uma degustação depois da explicação… O sabor é realmente outro!

No fim do tour pela fabrica, claro que vc termina na lojinha deles com degustacao de todos os tipos, com pimenta, com queijo de cabra, com pesto, com ervas, enfim, é de querer levar tudo!

Vendedora fofa que aceitou tirar foto pra mim 🙂
Como da pra ver na foto, os preços são meio salgados mesmo…
Cheguei a ver o mesmo produto no centro por 20 euros. No mercado há queijos por 5 euros do mesmo tamanho, mas claro, com produção industrial…
2016-05-07-12-06-37
Centrinho em Edam

E claro, com várias lojinhas de queijo

2016-05-07-12-31-18
Lojinhas fofas por Edam. Souvenir la eram bem mais baratos que Amsterdam!

Como quase toda cidade na Holanda, Edam tb é circundada por canais.

2016-05-07-12-04-44

2016-05-07-12-34-06
Arquitetura tipica da cidade

No caminho de Edam pra Alkmaar encontramos um campo de tulipas liindo que dava pra parar o carro pra tirar foto. Eu quase acabei com a memoria da camera nesse momento… hehehe

2016-05-07-13-18-15

2016-05-07-13-23-28
Sem palavras pra descrever um campo com centenas de tulipas, minha flor preferida!

Alkmaar é famosa pelo mercado de queijos. Infelizmente me confundi e fomos no dia errado pra lá. A venda de queijos ocorre de 25 de março a 30 de setembro, toda sexta das 10 as 12:30. No “Waagplein”, a praça central da cidade. Em setembro, nos dias 16, 23 e 30 ocorre até 14:30h.

Programação:

09.50: Boas-vindas aos visitantes
10.00: O sino toca e a feira começa
10.05 – 10.50: Apresentação para os visitantes explicando tudo como funciona (não tem em Português mas em Espanhol)
10.50 – 11.15: Performance dos sinos
11.20 – 12.05: Apresentação para os visitantes explicando tudo como funciona (não tem em Português mas em Espanhol)
12.15 – 12.45 : Performance final dos sinos
12.30: Encerramento da feira

2016-05-07-15-57-34

Em dias de feira, a praça fica assim:

surpreendente-mercado-de-queijos-na-holanda

8663217280_fc3ff9d061_b
É claro que nao podoa faltar o museu do queijo em Alkmaar, que fica bem na praça principal mesmo onde ocorre o mercado, no Waagplein 2. São 2 andares com fotos e equipamentos da produção de queijo e toda a explicação por videos tb. Achei bem interessante ainda mais se for com crianças.
2016-05-15-16-45-42
E eu virei uma la dentro 😉
Dia 4:
Conhecer o jardim de tulipas Keukenhof.
Com certeza o ponto alto de toda a viagem! Com um post separado e muuuitas fotos aqui.
2016-05-08 09.38.42
Só pra dar um gostinho… Keukenhof! Na minha opinião, o jardim mais lindo do mundo!

Espero que tenham gostado do post!

A melhor época pra conhecer Amsterdam são os meses de junho a setembro por causa do clima. Lá é muito comum chover. Fomos em maio e fez 30 graus, todos os locais nos diziam ser uma mega exceção pois não era normal tanto calor para nem ser verão ainda.  Então acho que vai de São Pedro mesmo e “reza braba” pra fazer tempo bom ^^

Hospedagem

No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Seguro de Viagem

Com a Seguros Promo, é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação.

Passagens aéreas

Tenha acesso aos melhores preços e tarifas de passagens aéreas no site da Passagens Promo com até 35% de desconto.

Aluguel de carro

Alugue um veículo com a RentCars para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Ingressos

Evite filas! Garanta já o seu ingresso para atrações turísticas, museus e passeios durante sua viagem.