Indíce

Como é a quarentena para brasileiros na Inglaterra?

Como vocês já sabem, em razão da pandemia do COVID-19, essa não é uma boa hora para brasileiros viajarem para lugar nenhum. Nesse post, uma brasileira conta sua experiência de viagem para a Inglaterra. Mas qual o principal motivo para evitar viajar para o Reino Unido agora? Pelo fato de você precisar fazer uma quaretena no valor de 1750 libras ou quase 13500 reais (com o câmbio de abril de 2021) por 10 dias em um hotel não escolhido por você.

Hoje, só entra no Reino Unido, quem tiver residência ou passaporte local.

No site gov.uk você pode ler informações confiáveis a respeito das regras para brasileiros indo para o Reuno Unido. Por exemplo, desde 25.12.2020 as fronteiras estão fechadas para a gente. Outras regras importantes estão descritas ao longo desse post.

Em resumo, vamos a uma breve explicação. O Reino Unido é composto por 4 países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Wales. Todos eles, não fazem mais parte da União Européia desde 01 de fevereiro de 2020 devido ao Brexit. Mas as regras definidas no acordo começaram a valer apenas em 01 de janeiro de 2021 após um período de acordos e transição de quase um ano.

Então, as regras que antes eram aplicadas para todos os países europeus, não são mais necessariamente válidas para os países do Reino Unido, cada um com suas peculiaridades.

Assim, o post de hoje focará nas regras para entrada na Inglaterra.

Países da União Européia em azul e países do Reino Unido em laranja

Clique nos links inseridos nos países no parágrafo acima para saber mais sobre as regras de cada país. Acho que as regras de cada um deles (não só do Reino Unido, mas do mundo), poderiam ser resumidas em uma: fique em casa. 😉

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1.png
Tradução: Como a quarentena na Inglaterra vai funcionar para viajantes vindos de países da “lista vermelha”? As regras serão aplicadas para residentes do Reino Unido e Irlanda a partir de 15 de fevereiro.
Faça um PCR 72h antes do voo.
Você precisa fazer quartena de 10 dias em um hotel designado.
A reserva do hotel deve ser feita antes da viagem.
No hotel, você precisa ficar no quarto.
Você precisa fazer um teste no dia 2 e no dia 8, se der positivo, você precisará ficar mais tempo.
A conta da quarentena de 10 dias custa 1750 libras por pessoa.

Uma amiga que trabalha na Inglaterra voltou no dia 04 de abril para lá e passou por todo o processo. Fizemos uma entrevista onde ela conta todos os detalhes de como foi a a experiência dela. Vamos lá!

Nossa entrevistada: Amanda, aproveitando o sol durante sua quarentena

Como foi o voo do Brasil para a UK? Algum procedimento especial além do PCR negativo?

Para entrar no Reino Unido atualmente, ou você possui residência, ou passaporte. Ou seja, turista não entra! Por exemplo, não há mais voos diretos Guarulhos-Londres no momento. Por isso, para chegar na Inglaterra, como foi o meu caso, foi necessário fazer conexão em Madrid antes.

Para embarcar para o Reino Unido, é necessário fazer o PCR 72 horas antes do horário do embarque e preencher um “passenger locator form“, ou seja, um formulário com informações do passageiro como telefone, nome do hotel que irá fazer quarentena, número de voo…

Dependendo do país que você está vindo, há 2 formas de fazer quarentena. Se for de países que não estão na Red List ou lista vermelha, você pode fazer uma quarentena em sua casa por 10 dias. No segundo dia da quarentena, deve fazer um teste de coronavírus e outro dia 8. A sua quarentena só termina depois que os 2 testes derem negativos. Se um der positivo, deve-se fazer quarentena por mais 10 dias a partir do dia do resultado do teste.

Se você vier de algum país que está na Red List ou lista vermelha (veja aqui a lista completa), que são geralmente países da África e América do Sul, a quarentena de 10 dias será em um hotel designado pelo site.

Atenção! Você só pode chegar por um dos 5 aeroportos descritos abaixo:

  • Heathrow Airport
  • Gatwick Airport
  • London City Airport
  • Birmingham Airport
  • Farnborough Airport

Não pode chegar por outro aeroporto se você se encaixa no grupo que precisa fazer a quarentena em hotel!!

Se você estiver se perguntando se tem problema chegar por outro aeroporto, eu deixo a resposta do site oficial: If you are required to quarantine in a managed quarantine hotel and do not arrive in England at one of the designated ports of entry, you may face a penalty of up to £10,000 and will be charged for the cost of transportation to the nearest designated port or entry.

Tradução livre: Se você for obrigado a ficar em quarentena em um hotel e não chegar na Inglaterra em um dos aeroportos de entrada designados, poderá enfrentar uma penalidade de até £10.000 e será ainda cobrado pelo custo do transporte até um dos aeroportos designados mais próximos.

Ou seja, você pode pagar 10mil libras de multa!

Outra coisa para saber é que mesmo se você não está vindo de um país da lista vermelha mas parou em algum deles por conexão nos últimos 10 dias, você terá que fazer essa quarentena de hotel.

No hotel, as regras são as mesmas. Você precisa vir com o PCR negativo, e fazer dois testes, um no dia 2 e outro no dia 8. Se der negativo, quarentena de mais 10 dias a partir do dia do resultado. Ou seja, se deu positivo no dia 2, a quarentena aumenta para 12 dias e se deu positivo no dia 8, a quarentena aumenta para 18 dias (no hotel!).

Na realidade, a quarentena total são 11 dias, pois no dia da chegada, é o dia zero, então o total são 11 diárias de hotel.

Tinha muita gente no avião?

O meu voo foi Guarulhos – Madrid, Madrid – Londres. O voo Guarulhos-Madrid foi o voo mais vazio que já peguei na minha vida. Estava praticamente vazio! Tinha várias fileiras vazias, e onde tinha passageiro, era apenas um por fileira.

Por outro lado, Madrid-Londres tinha +- 80% de ocupação. Mas tanto no embarque como desembarque, todos estavam usando máscara cobrindo boca e nariz e eu me senti relativamente segura.

E na chegada, como foi o procedimento?

Quando você chega no aeroporto na parte da imigração, você tem 3 filas para entrar: a primeira, para aqueles com passaporte da “Commonwealth” (agora não tem mais a divisão de fila para passaporte Europeu ou não-europeu uma vez que a Inglaterra não faz mais parte da União Européia como explicado acima). A propósito, os países da “Commonwealth” estão descritos nesse site. Alguns deles são: países do Reino Unido, EUA, Canadá, India, Austrália. Além disso, tinha uma segunda fila para “outros passaportes e a terceira fila era para os viajantes vindos dos países da lista vermelha.

A imigração pede os seguintes documentos: passaporte com a residência, PCR negativo, “passgender locator form”, reserva do hotel onde irá fazer. Precisa chegar com tudo isso feito!

Foi acompanhada de algum funcionário do aeroporto?

Sim, já na imigração você é acompanhado por um segurança que fica 100% do tempo com você. A pessoa espera você buscar as malas e aí você espera as outras pessoas vindas de países da lista vermelha pegarem as suas malas também. No geral, foram muitas pessoas envolvidas. A quantidade de seguranças é enorme.

Uma pessoa encaminha os passageiros até um ônibus. Nele, as pessoas são levadas até seus respectivos hotéis.

Você pôde escolher o hotel que iria passar a quarentena?

Não. Quando você faz a reserva do hotel online, você pode escolher absolutamente NADA. Você só paga. 💸😢💸 O valor é de 1750 libras por tudo (transfer do aeroporto do hotel, 11 diárias, alimentações, 2 testes de covid, e transfer de volta do hotel para o aeroporto se você quiser no último dia).

Durante a reserva online, você coloca seus dados e te colocam em um dos hotéis credenciados dos esquema de hotel-quarentena. Pode ser qualquer um deles. O hotel que eu fiquei se chama Leonardo, e é um hotel de rede muito bom.

Como você chegou no hotel para passar a quarentena?

O ônibus que levava as pessoas para o seu hotel era de tamanho normal mas tinha apenas 3 pessoas dentro, então foi tranquilo. O motorista vai deixando as pessoas nos seus hoteis. No meu hotel só tinha eu. Mas conversando com um funcionário, ele comentou que o hotel está com 95% de ocupação dos quartos 100% trabalhando para o esquema de quarentena.

As refeições são inclusas? Como é o cardápio? Tem opções vegetarianas/veganas?

As refeições são inclusas e eu acho que depende muito de hotel para hotel, mas todos os hotéis vão dar opções para escolher o café da manhã, almoço e jantar.

No meu hotel eu precisei escolher todas as minhas refeições no dia que eu cheguei. Foi através de um QR code e eu precisei preencher um formulário das opções que eu gostaria para as 3 refeições.

Eles conseguem adaptar as restrições alimentares e alergias. Havia a possibilidade de pedir alimentação vegetariana, vegana e com restrição à gluten por exemplo.

Eu optei por opções sem gluten. No geral, acho que a adaptação não foi 100%. Mas como eu não sou celíaca não foi tão ruim. Acho que se tivesse falado que eu era alérgia seria pior para adaptar todo o cardápio. Mas eu falei que era apenas uma restrição alimentar.

Mas em geral, vem muita coisa com gluten como os lanchidos da foto acima.

O café da manhã você pode escolher entre: bacon, porridge, sanduíche com ovo e salsicha. Sempre vem acompanhado com fruta, iogurte, granola e suco. No almoço e jantar você escolha dentre a opções oferecidas, mas a maioria das opções não são muito saudáveis. Por exemplo, dentre as opções há 2 tipos de hamburguer, pizza, 3 tipos de macarrão, e claro Fish and chips. A salada vegetais cozidos são a parte saudável da refeição.

De bebida, você pode escolher suco, refri ou água.

E a noite, você pode escolher uma sobremesa, entre as opções tem cheese cake, torta banoffe.

As refeições são entregues 3 vezes ao dia em uma sacolinha e os funciários pedem pra você esperar 20 segundos antes de abrir a porta para você não ter contato com ninguém. Os horários de entrega são: café das 8 às 10h, almoço das 13 às 14:30h e jantar das 18 às 20h.


O quarto fica chaveado? Ou tem alguém controlando no corredor?

O quarto não fica chaveado, a chave fica comigo. Mas você não pode sair do quarto. Sempre tem segurança no corredor olhando pra ver se ninguém sai. Eu só coloco a cabeça pra fora quando vou pegar comida, rsrs.


Pode sair do quarto para fazer esporte?

Se você quiser pra sair caminhar, correr ou tomar um ar, você liga na recepção, e sai escoltado por um segurança. Mas você não sai numa rua normal, mas sim no estacionamento atrás do hotel. São apenas 15 minutos por dia a saída. O segurança avisa quando o tempo acaba e você volta para o seu quarto.

Uma vez aconteceu uma coisa engraçada. Durante o meio dia saiu o um super sol e eu pedi para sair para caminhar. Fui avisada que tinha um tempo de espera de 30 minutos. Mas também tinha a possibilidade de agendar um horário para sair.


A polícia ficou com seu passaporte?

Não, ainda bem!

Quando terminar a quarentena vc pode ir para casa sozinha ou precisa avisar alguém pra acompanhar?

E quando termina a quarentena, você pode fazer check out, pedir pra alguém ir buscar, ou ir pra casa. No meu caso, eu vou pegar o transfer daqui pra o aeroporto de Heathrow, de lá pego metro até a estação de Kings Cross de Londres e depois um trem para a minha cidade.

E pra finalizar, deixo essa foto que a Amanda tirou no seu hotel com a frase “Fique bem, nós vamos logo para casa”.

“Fique bem, nós vamos logo para casa”.

Espero que tenham gostado dessa entrevista! Muito obrigada Amanda por ter compartilhado sua experiência com nossos leitores! ❤

Hospedagem

No booking estão as melhores opções de hospedagem, tanto quanto hotéis, quanto apartamentos particulares. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Seguro de Viagem

Com a Seguros Promo, é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação.

Passagens aéreas

Tenha acesso aos melhores preços e tarifas de passagens aéreas no site da Passagens Promo com até 35% de desconto.

Aluguel de carro

Alugue um veículo com a RentCars para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Ingressos

Evite filas! Garanta já o seu ingresso para atrações turísticas, museus e passeios durante sua viagem.

Compartilhe esse post:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já pensou em vir morar na Europa?

Nós podemos ajudar você a realizar seu sonho. Confira nossa lojinha, e adquira produtos que vai ajudar você a realizar seu sonho de morar na Europa de forma legal!

Assine nossa newsletter

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada