Prazer, Gabi!
Primeiramente, obrigada por estar aqui e seja muito bem vindo(a)!
O Viagem Jovem nasceu em 2011 durante uma viagem em família, onde eu, com 20 anos na época, queria sair pra passear, mas minha família preferia ficar no hotel. Eu então entediada, resolvi criar um blog como se fosse um diário de viagem para compartilhar o que eu estava vivenciando. 51 países depois, seguimos por aqui, colecionando momentos e roteiros para compartilhar com vocês.
Para quem não me conhece, deixo aqui um breve resumo da minha jornada viajante.
Nasci em Blumenau, Santa Catarina, no sul do Brasil e aos 16 anos embarquei em minha primeira grande aventura onde morei 1 ano na Alemanha durante um intercâmbio pelo Rotary. Nesse ano, pude amadurecer e aprender uma língua e uma cultura totalmente diferentes da brasileira. Tive a oportunidade de morar em “famílias hospedeiras” que me acolheram como filha e me ensinaram tudo sobre a cultura alemã. Frequentei um colégio público onde aprendi o quão difícil é fazer amigos alemães. Aprendi também que quando você chama alguém de amigo, ele estará sempre ao teu lado não importa a distância.
Nesse ano conheci pessoas do mundo todo. Fiz amizades que perduram até hoje e guardo na memória um dos melhores anos da minha vida. Esse foi o meu primeiro intercâmbio que influenciou diversas decisões futuras. Decidi estudar engenharia para ter a liberdade de poder trabalhar em qualquer lugar do mundo e quem sabe um dia voltar para a Alemanha….
Quando voltei, morei em Buenos Aires com minha irmã para fazer um curso de espanhol.
Em 2009 comecei a cursar Engenharia em Florianópolis. Durante a faculdade tentei conciliar minha paixão por viajar fazendo curso de línguas. Em 2011 fui para Montreal, Canadá fazer um curso de francês com minha irmã, minha grande amiga e companheira de viagens.
Em 2012 através da AIESEC, fiz um intercâmbio voluntário em Nanjing, China, que mudou minha forma de ver e lidar com as situações do dia-a-dia. Foi com certeza a experiência pessoal mais engrandecedora de todas. Dei aula de matemática e inglês para crianças de 6 anos. Trabalhei no museu municipal como guia e tentei absorver o máximo da cultura chinasa. Morei em famílias com realidades bem diferentes. Uma delas não tinha banheiro em casa. Eu andava até um posto de gasolina para tomar banho. Aprendi a comer de “palitinho” e aprendi a amar ainda mais minha irmã em um país com a lei de um filho único (na época). E aprendi que um sorriso vale mais que mil palavras.
Em 2013 voltei para a Alemanha através de outro intercâmbio onde tive a oportunidade de fazer pesquisa em uma das melhores universidades do país.
Em 2015, com uma passagem só de ida, voltei para a Alemanha para começar a procurar emprego. Uns meses depois comecei a trabalhar com desenvolvimento de produto em uma multinacional alemã sendo a única estrangeira do time.
E em 2022, embarquei para a minha mais recente aventura: um mestrado em Barcelona, Espanha. Mas isso é tema para outros posts 🙂
Durante todas essas fases, conhecer outras culturas sempre esteve presente. Por isso tento continuar escrevendo o Viagem Jovem com o objetivo de compartilhar roteiros e experiências vividas ao redor desse mundo curioso.
Obrigada pela visita e uma ótima leitura! Lembrando que críticas e sugestões são sempre bem-vindas, seja por comentário ou por email através do contato@viagemjovem.com 🙂
Um abraço,
Gabi