Amsterdam em 4 dias

Oi gente, hj o post é sobre os dias que passamos em Amsterdam e os lugares que conhecemos e indicamos! No começo ficamos super em duvida em fazer a viagem de trem, carro ou ônibus… Trem é o mais confortável, sem stress, mas tb o mais caro… Ônibus é a versão mais barata, mas 12h de viagem a noite apertados num ônibus, chegar 7h e ter animo pra bater perna logo cedo não ia ser a opção ideal pra aproveitar o máximo de tempo possível na cidade… Então resolvemos fazer a viagem de carro mesmo! No final aproveitamos pra dar carona pra um casal que nos escreveu no Blablacar e ajudou com a gasolina.  Valeu a pena pois estávamos livres pra conhecer outras cidades e o mais importante voltar pra casa quando quiséssemos sem se importar com horário. Saímos daqui 5h da manha, chegamos cedinho em Amsterdam pra começarmos o dia tomando café em algum lugar no meio dos canais de Amsterdam… O café da manhã virou almoço… E foi uma das melhores saladas que já comi na vida! De Vergulde Gasper– 100% indico! Café De Vergulde Gaper Prinsenstraat 30 (corner Prinsengracht) E pra acompanhar, minha cerveja preferida, Kriek de cereja! Tivemos MUITA sorte de pegar dias LINDOS de SOL nos 4 dias que passamos la e pudemos aproveitar bastante pra conhecer bem a pé, de bicicleta e até algumas cidades vizinhas Edam e Alkmaar, onde ocorrem semanalmente feiras de queijos. E por fim, realizei meu sonho de conhecer o jardim de Keukenhof na cidade de Lisse, a meia hora de Amsterdam. Amsterdam é uma cidade incrível que me deixa cada vez mais encantada a cada visita. Seria uma daquelas cidades que está no top 10 de “cidades pra morar”. A Holanda em geral é maravilhosa. As vezes me arrependo de não ter arrumado um intercambio por la… hehe As pessoas são gente finíssimas, a comida é divida, bicicletas são mais comuns que carros e a arquitetura lá é de tirar o folego com perfeitas obras de engenharia com construções enormes sob água… Enfim, não tem como não admirar seu povo e sua cultura! Holanda é sempre uma ótima opção de férias, seja no verão ou inverno! Bom, vamos ao que interessa, o roteiro da nossa viagem!! 🙂 Dia 1: Free Walking Tour pelo centro com grupo e depois a pé. Todos os dias o pessoal do Free Walking Tours Amsterdam organiza tours saindo da Dam Square e percorre em 2h os principais pontos do centro da cidade contando histórias e fatos curiosos dos mesmos. Como vocês sabem eu sou fã de “free walking tours”, pois os guias normalmente são jovens que amam história e estão ali trabalhando com algo que gostam pra ter uma grana pra ajudar com os estudos. Cada tour é uma experiência única. Alguns mostram fotos de como eram os lugares antigamente, outros tentam descrever… Então é sempre uma caixinha de surpresas por onde vc vai e o que vai ouvir do lugar. E raramente os guias de viagem te levam à esses lugares especiais que só os “nativos” conhecem. All in all, eu super indico esse walking tour! No fim você dá o que acha que valeu a pena como gorjeta e todo mundo sai feliz 🙂 Aqui algumas impressões no nosso walking tour:       No centro de Amsterdam há muitas lojinhas pra vender queijo. Elas são em torno 3 vezes mais caras que os produtos do supermercado e 2 vezes mais caras que nas fábricas de queijos. Vale pra conhecer e provar os queijos mesmo 🙂   Dia 2: Fazer um passeio de bicicleta pelo country side de Amsterdam. No site do tripadvisor há  inúmeras empresas que oferecem passeio de bike pela cidade e pela menos conhecida, o country side. Dei uma pesquisada antes e os precos variavam de 28 a 35 euros pra esse passeio. E se vc levasse sua bicicleta tinha desconto. O passeio todo durou umas 4hs com parada numa tipica fabrica de queijos e sapatos de madeira, pausa pra lanche (leve algo na mochila), no vondelpark e num moinho de vento original ainda em funcionamento. Foi bem interessante até pq se tivéssemos feito ido para o “country side” de bike sozinhos jamais teríamos tido as explicações de um guia nem teríamos passado pelos mesmo lugares… Eu recomendo para aqueles que tem uma manha livre com dia bom e querem conhecer alem do “tipico” de Amsterdam.       Depois do tour, tiramos o resto do dia pra passear pela cidade turistando 🙂 Voltamos ao Rijksmuseum para tirar uma foto no “I amsterdam” mas sem mt exito de tirar sem ngm… hehehe   Andando pelas ruelas ao sul da cidade, nos deparamos com esse café “de taart van m´n tante” que era um tanto quanto diferente e tinha umas tortas com uma aparencia divida.. Nao resistimos e fizemos uma pausa pra recarregar as energias 🙂 Super indico!   De segunda a sabado das 9 as 17h rola na Albert Cuypstraat (no sul) o Albert Cuyp Market, onde vc encontra de TUDO! Frutas, verduras, peixes, roupas, souvenirs, sucos naturais e o melhor, o doce holandes mais famoso do mundo feito na hora, o stroopwafel! Vale a pena a visita!! Dia 3: Pegar o carro e ir conhecer as cidades vizinhas com mercados de queijos e fabricas de sapatinhos de madeira! Fomos pra Edam e Alkmaar. Deu pra fazer as duas cidades num dia ja que o percurso todo leva 2h ida e volta. Antes de chegar em Edam paramos numa fabrica de queijos famosa que produz para a marca Henri Willig que vc encontra em toda loja de queijos em Amsterdam. O preco chega a ser 5euros mais barato por queijo na fabrica do que nas lojinhas de Amsterdam! O endereco é: Alida Hoeve en De Vriendschap Zeddeweg 1 1131 CW Volendam Tel: +31 (0)299 – 365830 E claro que la tb tinha uma mini fabrica de sapatos de madeira para os turis 🙂           No fim do