Opa. Finalmente uma engenheira de alimentos que passou por esse processo. Tenho um norte certo agora. Vou ler com calma e ver como faço para mim. Qualquer dúvida te procuro. Beijos
Responder
Oi, Gabriele
Adorei seu post. Só me formo ano que vem mas já estou procurando essas informações.
Mas uma dúvida: você deu entrada no processo já na Alemanha, né? Você já trabalhava aí sem ser como engenheira?
Abraços!
Responder
Olá Gabriele, acabei de me formar em eng mecanica pela UFMG e estou planejando ir pra Munique. Meu curso não está no site da Anabin porém, a UFMG sim é reconhecida.
Pensava que o curso na lista da Anabin já equivalia ao reconhecimento do diploma como você. Voce conseguiu o Arbeitsplatzsuche Visum antes de ir para alemanha? Estou meio perdido pq se tiver que fazer esse reconhecimento daqui do Brasil eles pedem de 3 a 4 meses.
Responder
Oi Emanuel, eu tirei o visto no Brasil, fui no consulado de porto alegre com a documentação descrita no post sobre o visto de trabalho.
E o reconhecimento pode fazer todo daqui. Pra mim praticamente não foi mto relevante pois a empresa que me contratou considerou apenas o reconhecimento da Anabin. Mas isso varia de empresa pra empresa o que eles pedem… Pra mim o mais importante foi eles perceberem se meus conhecimentos batiam com a vaga oferecida, independente de ter um diploma brasileiro ou nao.
Se ficar com algum duvida me escreva, boa sorte!
Responder
Oi Marina, que bom, espero ter ajudado! Sim, eu vim com o visto para procurar emprego e logo ao chegar dei entrada ao processo de reconhecimento. Eu havia estudado aqui como intercambista pelo ciências sem fronteiras e fiz meu TCC, mas trabalho remunerado nao…
Responder
Oi Gabriele, tudo bem?
Gostaria de saber se fez algum processo no Brasil, pelo que vi, é necessário validar os documentos aqui antes de levar para a Alemanha para dar entrada no reconhecimento.
Outra dúvida é em relação aos documentos, você precisou somente do Diploma e histórico? Não precisa da descrição do que teve no curso (Plano de Ensino)?
Sou fisioterapeuta no Brasil, e descobri que meu diploma é técnico na Alemanha. Vou ano que vem para Alemanha e estou em uma busca louca sobre informações.
Responder
Oi Aline,
validar no Brasil como?
Eu apenas trouxe os documentos traduzidos em alemao por um tradutor oficial e mandei para o Regierumpräsidium como descrevi no post.
O Plano de ensino nao foi necessário.
Boa sorte!
Responder
Oi Gabriele! Tudo bem? Vc conseguiu o titulo como Bacharel ou Diplom aí? Pq até agora só ouvi pessoas que conseguiram o título de Bacharel quando foram fazer o reconhecimento, mesmo tendo estudado 5 anos em engenharia aqui.
Responder
Tambem gostaria de saber se voce conseguiu a equivalencia para Diplom, pois tecnicamente o diploma de Engenheiro no Brasil (5 anos) corresponde ao Dipl.-Ing. da Alemanha, ou no sistema atual ao Bsc + Msc.
Na maioria dos casos até as materias/carga horaria sao equivalentes.
Responder
Oi Ana Paula, nem um nem outro. Eu tenho o titulo de engenheira reconhecido. Eu conheco rarissimos casos de pessoas q estudaram 5 anos no Brasil e foram direto pro Doutorado aqui. Vc tem que comprovar artigos publicados, congressos, e por ai vai. Se seu interesse é conseguir emprego, diga que tem Diplom pois estudou 5 anos já.
Responder
Oi, pois é, no meu caso a maioria das materias era mesmo equivalente.
Eu nao tenho escrito no reconhecimento "Diplom" e sim "ingenieurin".
Responder
Obrigado pela resposta,
No caso entao o reconhecimento como Ingenieur seria equivalente ao Diplom. ou Bsc. + Msc ?
Responder
Infelizmente nao tem essa descricao no reconhecimento. 🙁 Mas eu sempre digo que tenho Diplom, pq nao podemos parar de estudar depois de 3 anos e ter um bachelor como é agora na Alemanha. Se pararmos a faculdade depois de 3 anos nao temos diploma nenhum., que é o mesmo esquema de quem fez Diplom aqui.
Responder
Oi Gabriele tudo bom ?
Sou engenheiro de producao formado no brasil mas moro na australia , tenho cidadania europeia e gostaria muito de trabalhar na alemanha , tenho ouvido falar que a area de engenharia esta em alta ai e gostaria de passar um tempo trabalhando ai , voce acredita que seja possivel conseguir emprego ai ? ( nao falo alemao apenas ingles e portugues ), voce tem algum email para que eu possa te mandar algumas duvidas? desde ja agradeco a atencao e te parabenizo pelo blog 🙂
Responder
Oi!
Sim, aqui tem mta vaga pra engenheiro, ainda mais se tiver experiencia. Na empresa onde trabalho tem mta gente q nao fala alemao, se for multinacional nao é problema.
Vc pode me excrever em gabriele746@hotmail.com
Obrigada!
Responder
Concluí o Ensino médio pelo Enem. Possuo apenas o histórico com notas até o segundo ano, o documento emitido pelo Enem pode ser utilizado e válido para tornar o diploma aceitável na Alemanha? Agradeço pela atenção.
Responder
Gabriele, minha Universidade não esta cadastrada no ANABIN. Como faço para cadastra-la? Para validar o diploma é necessário a Universidade estar cadastrada no ANABIN?
Eu sou engenheiro mecatrônico. Eu tenho o certificado de conclusão, o diploma ainda não tenho. Eu só posso validar com o diploma na mão? ou o certificado serve?
Se puder me responder agradeço.
Suas dicas são muito boas!
Valeu
Responder
Olá Gabriele.
Li em outros posts que um tempo atrás vc estava em busca de um emprego. Vc conseguiu? Me graduei mês passado em engenharia de produção, estou pensando seriamente em me mudar para Alemanha e procurar um emprego por lá. No entanto, sempre bate aquela preocupação se demora muito para conseguir ou não.
Tenho alemão avançado e familia alemã que me ajudará por lá. A partir da sua experiência e de conhecidos seus que estudaram engenharia, demorou muito para conseguir um emprego na Alemanha?
Lógico que varia muito de região para região, mas onde estarei não é capital, então acredito que as chances são um pouco maiores.
Obrigada
Responder
Oi Thiago, dificil pergunta… Talvez seja mais complicado por vc ter tido um ano a menos. A Alemanha tinha 13 anos de escola e a gente 11, agora sao 12 pra cada. Mas nao sei em qual epoca seu curriculo se encaixa. Tente escrever para o pessoal da Anabin, acho que eles podem te dar uma resposta mais precisa.
Abraco!
Responder
Oi Diego, no seu caso eu tentaria cadastrar minha uni. Isso vai facilitar sua vida aqui. Tente entrar em contato com o pessoal da Anabin pra cadatra´-la que eles podem te informar quais os documentos necessários… Vc precisa do diploma, certificado nao serve.
Abraco!
Responder
Oi Nathália,
Eu consegui emprego apos 3 meses de busca. Ja estou trabalhando faz 8 meses 🙂 O tempo voa! hehe
Por vc falar alemao bem e ter contatos aqui isso ajuda mto! Mais do que tentar e nao dar certo nao vai acontecer, vc ainda sim tera o Brasil "te esperando" pra comecar do 0 novamente! nao tem pq nao arriscar!
A demora varia mto de pessoa pra pessoa e de empresa pra empresa, eu tive sorte que tinha uma vaga aberta bem pro meu perfil na empresa que me candidatei, mas se eu tivesse tentado 3 meses antes nao teria conseguido eu acho…
Tem que tentar pra todo lado que uma hora da certo! Tem que ser flexibel tb.
Espero que de td certo!
Beijo
Responder
Olá Gabrielle,tudo bem? Fiquei confusa com uma coisa, você precisou legalizar também o seu diploma e o histórico no consulado alemão no Brasil ou não teve esta necessidade para validar o diploma? Estou acompanhando o seu blog, meu namorado é de Karlsruhe e pretendo em breve ir para aí, sou engenheira ambiental, mas não domino o idioma,portanto pretendo primeiro fazer um curso intensivo de alemão,mas confesso que estou perdida com tantas documentações.
Muito obrigada pela ajuda!
Forte abraço!
Responder
Oi Michele, o que vc quer dizer por "legalizar" meu diploma? Eu fiz as traduções juramentadas apenas.
Pq vc nao vem com o visto pra procurar vaga de emprego aqui ou de estudante caso venha fazer um curso de alemao?
Em Karlsruhe tem varias opcoes de cursos de alemao pra extrangeiros. Se vc tiver comprovante consegue o visto de estudante dai…
Boa sorte!
Responder
Gabriele o Link do PDF para validação de diploma de Engenheiros não esta funcionando. Você pode corrigir por favor?
Responder
Arrumei Diego! Obrigada!
Responder
Olá Gabriele
Seu post me ajudou muito e vim aqui agradecer. Fiz o reconhecimento em Bayern e também recebi a resposta depois de mais ou menos 1 mês.
Uma boa surpresa foi que aqui a taxa é de apenas 60(!) euros.
Abraço,
Ricardo
Responder
Oi Ricardo, fico feliz!! Nossa, devia ter me mudado pra Bavaria! rsrsrs
Sucesso pra vc 🙂
Responder
Oi Gabrielle! Fico feliz por sua jornada!
No fim do ano estarei com o diploma de engenharia de produção.
Uma pergunta: ao enviar o histórico escolar, a entidade que vai avaliar meu diploma vai se "importar" com as notas baixas?
No aguardo da resposta… e sucesso p/ ti!
Responder
Olá, as notas so apareceram na tradução pro alemao, no papel de validação do diploma as notas nao aparecem.
Abraço e sucesso!
Responder
Oi Gabriele,
você também fez o certificado de compatibilidade da Anabin/KMK (aquele que cuja taxa é de 200 euros)? Ele é útil na hora de procurar emprego?
Estava pensando em pedir diretamente a autorização para usar o título de engenheiro aqui, mas, pelo que andei lendo, a autorização somente é válida para o estado na qual foi emitida (sendo BW a única excessão, eles aceitam a autorização emitida por qualquer outro estado). Como moro basicamente na fronteira entre 3 estados não vale a pena emitir agora.
Responder
Oi Gabriele,
Também me formei na UFSC, gostaria saber se o meu curso não estiver listado no site da Anabin eu consigo tirar o visto Blue Card na embaixada em Porto Alegre? Tenho essa duvida e ligando para o consulado eles não ajudam muito não. [cute] Obrigado pela informção
Responder
Oi Natália tenho uma dúvida, no meu caso não achei Engenheiria Ambiental, achei Umweltwissenschaftler meu diploma é Umweltwissenschafingenieur, não sei se mando os documentos para Umweltwissenschaftler ou na opção Ingenieur. Obrigado
Responder
Boa tarde. Estas informações são antigas. Sabes me dizer se continua a valer?
Responder
Olá Gabriele, bom dia.
Ter uma experiência profissional aqui no Brasil ajudaria mais para uma validação do diploma aí na Alemanha ou formando eu já posso da entrada na documentação?
Ou seja, a experiência profissional dá uma “ajuda” nessa possível validação no diploma de engenheiro civil que tenho?
Responder
Desculpa fazer uma nova pergunta, mas surgiu uma dúvida com relação a isso. As especializações são pontos positivos aí na Alemanha? Eu posso desempenhar trabalhos nas áreas que eu me especializar aqui no Brasil?
Desde já fico grato pela sua atenção.
Responder